Praticar atividade física é essencial para a saúde física e mental. Além disso, os exercícios físicos podem ser uma ótima maneira de aumentar a imunidade. Em um corpo com uma boa imunidade, o Corona vírus e nada é a mesma coisa. O máximo que pode acontecer é a pessoas ser infectada pela doença, porém, ela não irá apresentar nenhum sintoma ou apenas sintomas leves como de uma gripe convencional.

Existem diversas formas de aumentar o sistema imunológico, e uma delas é com a prática de exercícios físicos, pois o sistema imunológico atua na defesa do organismo contra ataque de invasores externos, que são vírus, bactérias, fungos, e protozoários.

Nessa época de pandemia nunca foi tão importante e discutido as pessoas estarem com uma boa saúde. Com certeza esse quadro de infectados com sintomas leves, graves e ou óbito seriam extremamente reduzidos. Vale ressaltar que a grande maioria das pessoas no mundo só passam a se preocupar com a saúde e se cuidar depois que ficam doentes. Aí a pessoa acaba ficando com medo, esse medo se transforma em pânico, esse pânico baixa ainda mais a imunidade agravando a doença, o infectado acaba ficando com dificuldades em se recuperar rapidamente, e para piorar com mais risco de morte. Aí a pessoa gasta dinheiro com consultas médicas, exames, remédios e muitas vezes com internação em hospital. E tudo isso sem contar os transtornos psicoemocionais (inclusive traumas, síndrome do pânico, depressão, entre outros). E com tudo isso a pessoa fica com a saúde comprometida, ainda mais suscetível à doenças oportunistas, baixa qualidade de vida, uma longevidade reduzida, e muitas vezes com um corpo em que ela odeia e fica com vergonha de si mesma.
Percebem que tem algo de errado?
Por um acaso não seria muito mais fácil, óbvio, inteligente, eficaz e melhor se as pessoas logo na infância, adolescência e principalmente no começo da fase adulta investissem em saúde? E quando eu falo em investir em saúde, não necessariamente está vinculado muitos gastos financeiros, na verdade investir em saúde é ter hábitos de vida saudáveis, e todos esses hábitos saudáveis podem ser conquistados sem muito custo.
A vida é feita de escolhas! Você escolhe ficar doente e também escolhe morrer. Pois se você optou por não ter hábitos de vida saudáveis, logo você escolheu ficar doente a médio e longo prazo seja consciente ou subconscientemente. Também conhecido como “suicídio a longo prazo” ou “morte lenta”.

A pergunta que eu te faço agora é, você realmente gostaria de mudar para melhor? Você realmente gostaria de ter uma saúde (física, mental e emocional) inabalável, qualidade de vida, longevidade e um corpo mais forte, ativo, bonito em que você se sinta melhor, mais satisfeito e feliz consigo mesmo?

Se a sua resposta for REALMENTE sim…
Então vamos lá!

Vou lhe ajudar nessa empreitada, mas, mais importante do que
isso é você se ajudar. Caso contrário, você estará anulando a minha ajuda.

Vou agora lhes passar a lista com 10 hábitos de vida saudáveis e cuidados que aumentam a sua imunidade.

1 – Exercícios Físicos

Não poderia deixar de começar com eles. Exercícios físicos/esportes colaboram e muito com a nossa saúde, qualidade de vida, estética corporal e longevidade. Eles colaboram em diversos aspectos como ajuda na redução de peso/gordura adiposa e visceral, faz muito bem para os músculos seja na construção ou manutenção dos mesmos (evita a sarcopenia e lesões), gera ossos mais densos (evita a osteoporose), aumenta os níveis de energia (inclusive evita a síndrome da fadiga crônica), reduz muito o risco de desenvolver doenças crônicas (como diabetes, hipertensão e doenças cardíacas), melhora a saúde da pele (evitando o envelhecimento precoce), ajuda a saúde e a memória do cérebro e evita algumas doenças neurológicas como o Alzheimer e a esquizofrenia, ajuda com relaxamento e qualidade do sono, reduz a dor crônica (como a dor lombar crônica, fibromialgia e dor crônica no ombro), aumenta a tolerância a dor e diminui a percepção desta, promove uma vida sexual melhor e reduz os sintomas de disfunção erétil, além de poder fazer você se sentir mais feliz (brevemente farei um artigo exclusivo sobre isto).
Então temos aí incríveis “20 benefícios” dos exercícios físicos!
Percebe o quão importante eles são?

2 – Boa alimentação

Bom, nem precisa de falar muito, pois uma boa alimentação é extremamente importante em todo esse processo. Além de quase todos os benefícios do item acima (exercícios físicos), também faz com que você fique longe de diversas doenças graves, combate os radicais livres que prejudicam a saúde, proporciona o equilíbrio hormonal (importante para o controle e bom funcionamento do organismo), e fortalece o sistema imunológico.
Só para resumir, uma má alimentação é responsável pelas seguintes doenças graves: obesidade, desnutrição, gastrite, hipertensão (causando derrames, infartos e outros problemas cardiovasculares), diabetes tipo 2, anemia, prisão de ventre, Mal de Parkinson, dislipidemia e para finalizar o câncer (entre diversas outras enfermidades). Só para vocês terem idéia, a má alimentação está relacionada com uma em cada cinco mortes no mundo. Segundo dados da Vigitel em 2018, no Brasil mais da metade da população, 55,7%, tem excesso de peso. Realmente são dados assustadores!

3 – Suplementação

Suplementos alimentares nada mais são do que nutrientes concentrados e ou isolados em forma de pó, cápsula, drágea, comprimido ou goma.
Mesmo com uma boa alimentação, as vezes devido a correria do dia a dia (principalmente em cidades grandes como São Paulo) pode ocorrer de alguns nutrientes que o nosso corpo precisa para o perfeito funcionamento estarem em baixa e devido a isso não suprem a necessidade diária. Um exemplo disso é a vitamina D2 e D3, pois além da obtenção delas através da boa alimentação é muito importante também obtê-la através de uma exposição ao sol diária na média de 20 minutos. Essas mesmas pessoas estão quase que o dia inteiro em lugares fechados (inclusive no carro e em ônibus na ida e volta ao trabalho, faculdade, supermercado, etc), ou seja, a grande maioria da população têm carência dessas vitaminas.
Os benefícios dos suplementos são diversos, além de suprir a necessidade diária de nutrientes no organismo que escrevi acima, proporciona a obtenção desses mesmos através de forma concentrada e ou isolada permitindo assim suprir todas as necessidades diárias sem ultrapassar os macros de calorias, proteínas, carboidratos, gorduras e fibras presentes em uma dieta (seja ela de perda de peso/definição muscular, manutenção ou ganho de peso/massa magra), promove o ganho de tempo, pois é muito prático (imagine você por exemplo ter que todos os dias quebrar 12 ovos e separar as claras para bater o macro de 40 gramas de proteína de uma refeição), e até mesmo de economia, pois se todos os dias a pessoa comer 12 claras de ovos, logo ela terá que consumir 360 ovos no mês que sai no valor de R$ 240,00 (média), sendo que um pacote de Whey Protein Concentrado de 1 kilo (que tem a mesma quantidade de proteínas) também dura um mês e sai por apenas R$ 70,00 aproximadamente.

4 – Descanso diário adequado

Muitas pessoas não tem total compreensão, mas, é de vital importância o descanso diário adequado para a saúde física e mental. Ele é um pilar da saúde! Benefícios:
Garante uma melhor compreensão cognitiva em relação à tomada de decisões e resolução de problemas, melhora a memória, humor, a performance corporal durante o dia, a produtividade e qualidade no desempenhar das suas atividades, contribui diretamente para a regeneração da sua pele e dos tecidos musculares, promove a secreção de melatonina e protege o relógio circadiano natural, que pode impedir o envelhecimento prematuro, reduz o risco de acidentes de trabalho e de trânsito e diminui o stress.
És muito importante dizer que um sono de má qualidade é devastador para o sistema imunológico a médio e longo prazo e danifica a sua estrutura cerebral. Também acarreta a hipertensão, síndrome de Burnout (um tipo de distúrbio depressivo decorrente do esgotamento físico), mal de Alzheimer, ansiedade, raciocínio lento, falta de coordenação motora, sensibilidade ou irritabilidade e aumenta as chances de engordar.

5 – Hidratação

O consumo de água é fundamental para o bom funcionamento do organismo e para evitar diversas doenças. Ela é essencial para que todas as reações bioquímicas ocorram perfeitamente nas células em especial quando ficamos doentes.
O organismo humano é composto em sua maior parte por água. Só para vocês terem idéia, os nossos músculos são compostos de 70% de água. Logo, é impossível você ter uma excepcional performance esportiva e linda estética corporal se não consumir adequadamente. Um outro benefício da boa hidratação é que permite o bom funcionamento da imunoglobulina IgA, que é um anticorpo importante para a defesa imunológica contra infecções, muito comuns em crianças. Malefícios da baixa ingestão de água:
Reduz a saliva, lágrimas e hidratação das mucosas, interfere no transporte de nutrientes e oxigênio e na atividade adequada das células, pois muda a fluidez do sangue. Logo, tem consequências negativas na resposta imunológica adequada.

6 – Vinho

A ingestão de álcool de forma social não gera maiores problemas à saúde, muito pelo contrário, como exemplo o vinho. Uma taça por dia faz muito bem para o sistema cardiovascular pois essa bebida é rica em antioxidantes, fazendo com que reduza a pressão arterial, controla o colesterol, protege contra certos tipos de câncer (como o de mama e o de próstata), eleva o
HDL (colesterol bom), previne coágulos e inflamações, protege contra distúrbios do envelhecimento cerebral, reduz a possibilidade de desenvolvimento de diabetes, previne contra o envelhecimento precoce, acalma e reduz a agitação, reduz a incidência de incontinência urinária, melhora a atenção, melhora a comunicação durante o envelhecimento, promove a imunidade e favorece a longevidade. Tudo isso além de ser uma das coisas mais prazerosas do mundo na minha opinião.
Observação: Para os fisiculturistas que têm a necessidade de ter sempre uma alta performance é recomendado apenas uma taça de vinho por semana.

7 – Estresse

Toda vez que você é confrontado com um fator estressante seu corpo libera os hormônios de estresse, adrenalina e cortisol. Níveis cronicamente elevados de cortisol são comprometedores para o nosso organismo, pois, o coração bate mais rápido, a pressão arterial se eleva para mandar mais sangue rico em oxigênio para todo o corpo, e os pulmões se expandem, ocasionando condições de saúde desfavoráveis.
Se o corpo está produzindo cortisol o tempo todo, como sob estresse crônico, a imunidade está constantemente sendo suprimida, deixando-o mais vulnerável a doenças
Malefícios do estresse: hipertensão crônica, angina, refluxo gástrico, constipação, síndrome do intestino irritável, depressão, ansiedade, fadiga e gordura visceral (uma forma letal de gordura) que aumenta o risco de doenças cardíacas e diabetes.
Por isso, evitar o estresse não é apenas uma questão de saúde mental e emocional, mas também física.  

8 – Excesso de exercícios físicos

Exercícios físicos sempre são muito bem vindos, porém, o excesso consistente dos mesmos (Síndrome do Excesso de Treinamento ou “overtraining”) diminui a imunidade perigosamente podendo gerar infecções.
A queda na imunidade ocorre devido ao déficit dos níveis da glutamina nos músculos. O processo ocorre da seguinte forma, o nosso sistema imune precisa de muita glutamina para promover a manutenção de suas funções, e o aumento da atividade dessas células é induzido também através dos exercícios físicos, e devido a isso ocorre uma diminuição de glutamina imediatamente após os exercícios físicos prolongados, muito intensos, e sem o devido descanso.
Malefícios: insônia, irritabilidade com todos, indisposição, cansaço físico inexplicável, dificuldade de recuperação muscular, palpitações frequentes, facilita o desenvolvimento de viroses (principalmente as respiratórias), arritmia cardíaca e também a temida queda de performance.

9 – Evite o consumo de álcool em excesso, cigarro e drogas ilícitas

O consumo excessivo e prolongado do álcool, como também o consumo do cigarro e drogas ilícitas inibem a resposta imunológica do organismo, propiciando o surgimento de infecções, por exemplo. Principalmente as respiratórias como pneumonia. O consumo excessivo de álcool afeta receptores de uma célula que são responsáveis pelo reconhecimento de patógenos (organismos que são capazes de causar doença).

10 – Evite a automedicação sem a prescrição médica

Sempre a automedicação sem a prescrição médica deve ser evitada, pois pode implicar em diversos problemas a saúde. Alguns medicamentos podem inclusive baixar a imunidade, como por exemplo e principalmente os anti-inflamatórios, tais como o ibuprofeno, são os piores porque não servem para vírus, nem bactérias e realmente tiram a defesa do organismo que é promovida através dos anticorpos. Abaixam a imunidade e podem piorar o quadro de um paciente infectado, seja por coronavírus, febre maculosa, sarampo, dengue, Chikungunya.

Conclusão:

Percebem o quão importante são essas dicas e cuidados que vocês devem ter com a sua imunidade?
Pois então eu desejo de forma latente que vocês passem a adotar todas essas dicas e cuidados em suas vidas.

Autor: Equipe de redação da empresa Dan Champions


    Quero ser avisado por e-mail sempre que postarem novos artigos no site

    Deixe um comentário