São muitos e incríveis os benefícios que a musculação poderá trazer para a saúde, mas, não somente física, como também mental, emocional, e até mesmo espiritual. Apesar de a cada ano mais e mais pessoas ingressarem nas academias procurando pelos exercícios resistidos (musculação), ainda assim, a grande maioria ainda se mantêm distante dos pesos, e muitas que já iniciaram acabam parando no segundo ou terceiro mês. As razões são diversas:
A primeira razão é psico-emocional (brevemente irei fazer um artigo exclusivo falando somente sobre isto).
Em segundo lugar elas obviamente não sabem como usar os pesos e, acreditam que os professores da academia não poderão dar muita atenção devido à alta demanda de alunos (o que de certo modo é verdade na maioria das academias).
Em terceiro lugar, elas têm muito receio de que poderão ficar muito musculosas.
Devido à esses fatores, elas acabam optando pelas aulas longas de aeróbicos, spinning, kickboxing, e muito tempo na esteira, bicicletas, escada, elípticos, etc.
Diversas atividades físicas são boas para os frequentadores de academia, como por exemplo as aulas de yoga, que ajudam a perder peso e aumentar a flexibilidade. Mesmo com os benefícios que a yoga traz como a flexibilidade e também um ótimo alongamento, nada é melhor do que pegar pesos com frequência, intensidade, e carga. Isso será um grande desafio para você e seus músculos! A vida é feita de desafios!
Se você deseja realmente perder aquela gordura pertinente em seus quadris, panturrilhas, braços, barriga, costas e etc., pratique musculação também, e descubra um grande planeta no universo dos esportes. Provavelmente você não imagina quantos são os benefícios que musculação traz para a boa forma física e para a saúde.

Benefícios da Musculação para a Saúde

1. Perda de peso e definição muscular

Os exercícios resistidos promovem uma queima de gordura muitas vezes maior e mais rápido do que alguns exercícios cardiorrespiratórios. Então, além de sessões de exercícios cardiorrespiratórios, levantar pesos colabora incrivelmente para a perda de peso e maior definição corporal.
A musculação queima gorduras da seguinte forma, com a prática dos exercícios resistidos, nossas fibras musculares sofrem microlesões. Após o treino, nosso corpo precisa reparar essas fibras musculares. À esse processo se dá o nome de hipertrofia, que é a construção de músculos (reparo celular), e isso faz com que ocorra um grande gasto de calorias, promovendo assim uma grande queima de gordura corporal.

2. Aumenta o volume muscular e previne a perda de massa magra
Conforme envelhecemos, principalmente a partir dos 40 anos, ocorre o processo de Sarcopenia, que é a perda de massa muscular. A musculação é muito importante para prevenir a perda de músculos que normalmente acontece neste processo de envelhecimento. Além dessa prevenção, o treino com pesos fará também com que você construa músculos maiores e mais densos.

3. Queima calorias posteriormente ao treino
EPOC (Consumo de Oxigênio em Excesso Após o Exercício), esse é o termo usado para designar esse efeito de queima posterior, referindo-se à quantidade de calorias que você continua queimando após o exercício. Estudos científicos demonstram que a musculação queima mais calorias após o exercício do que os exercícios cardiorrespiratórios de baixa intensidade.

4. Aumenta sua Força
Os exercícios resistidos, principalmente os intensos e pesados, promovem um ganho de força surpreendente. Em pouco tempo de prática já é o suficiente para você já começar à perceber isto. E isso traz muitos benefícios para uma vida saudável e bem ativa, pois em diversas atividades no dia-a-dia a força acabando facilitando e muito as nossas tarefas, inclusive no trabalho. Essa força lhe ajudará também em outros esportes que você vier à praticar.

5. Estética
Quem não quer um lindo corpo cheio de curvas com uma estética invejável?
Muitas vezes as pessoas perdem muita gordura corporal através de uma boa dieta e exercícios aeróbios, mas, acabam ficando com flacidez e sem tônus muscular, ou seja, não alcançam o objetivo de ter o corpo ideal. A musculação dará a você um grande aumento de massa muscular, desse modo preencherá esse espaço vazio deixado pela perda de gordura, acabando assim com a flacidez.

6. Aumenta a densidade óssea combatendo a osteoporose
A musculação além de desenvolver os músculos, também aumenta a densidade dos seus ossos. Ela ajuda a prevenir e combater a osteoporose, juntamente com uma boa dieta rica em cálcio. E isso está muito ligado à qualidade de vida, pois ao executarmos algumas atividades no dia-a-dia (inclusive no trabalho e em casa), podemos correr riscos de fratura devido à osteoporose.

7. Menos riscos de lesões, artrite, e dor nas costas
Com o ganho de mais músculos e ossos mais fortes, você diminui bastante risco de lesões. Exercícios resistidos podem ajudar a reduzir dores na coluna e região lombar, e também reduz o desconforto da fibromialgia e da artrite.

8. Reduz risco de diabetes
A musculação promove um grande aumento do seu tecido muscular. Esse tecido utiliza o açúcar do sangue como combustível e cria reservas de açúcar em forma de glicogênio. Ou seja, quanto mais músculos você obter, os níveis de açúcar no sangue serão menores, diminuindo assim, o risco de contrair diabetes do tipo 2, e melhora a prevenção e controle do mesmo, pois diminui a gordura visceral, reduzindo o HbA1c e aumenta a densidade do “transportador” de glicose tipo 4, além de promover o aumento a sensibilidade da insulina.

9. Aumente sua confiança e sua autoestima
Treino de força juntamente com uma dieta saudável irão lhe proporcionar um lindo corpo que você sempre almejou, tanto em volume muscular, quanto em definição. Logo, isso fará com que você se sinta muito bem consigo mesmo, aumentando assim a sua confiança e autoestima. Tudo posso, naquele que me fortalece!

10. Melhora o humor e combate a depressão
Em um mundo com pessoas cada vez mais ansiosas e depressivas, a prática dos exercícios resistidos pode ser uma ótima aliada no combate a essas doenças, pois eles promovem uma sensação de bem estar em um nível químico e hormonal. Aumentando assim os níveis de endorfina (também conhecidas como o hormônio do prazer) no seu cérebro. Endorfinas têm uma estrutura molecular parecida à da morfina, sendo conhecido como o composto químico “feliz”, pois a musculação aumenta a sua sensação de bem estar. Endorfinas são bloqueadores naturais de dor e estresse. A musculação melhora a estabilidade emocional e o humor, e gera uma interação social necessária para combater a sensação de solidão, uma vez que é preciso se deslocar para ir até a academia. Também reduz a insônia, a tensão e os níveis de estresse. Ela ajuda a reduzir desequilíbrios químicos no cérebro e é uma ótima justificativa para você sair de casa e fazer alguma atividade voltada 100% para você mesmo.

11. Diminuição das características e efeitos do envelhecimento
Musculação é excepcional para a prevenção das doenças do envelhecimento, e assim, diminuir os efeitos na saúde do mesmo, deixando o praticante mais magro, esbelto, e consequentemente com uma aparência mais jovem, e com a vitalidade do mesmo.

12. É ótima para o sistema cardiorrespiratório
Muitas pessoas acreditam que apenas os exercícios aeróbicos são bons para o sistema cardiorrespiratório, como caminhar, correr, andar de bicicleta, aparelhos elípticos, de remada e escada, etc, mas, os treinos de força também são ótimos exercícios cardiovasculares, pois aumentam a sua frequência cardíaca. Principalmente quando este é feito com uma carga considerável, repetições mais rápidas, e com pouco ou nenhum descanso entre as séries.

13. Melhora a postura
Na nossa sociedade moderna é super comum diversas pessoas terem uma postura ruim devido à diversos costumes, como por exemplo quem passa muitas horas sentado durante o trabalho ou no carro, curvado sobre computadores e volantes, até mesmo jogando muito videogame, muito provavelmente irá acabar com uma postura incorreta. E é exatamente aí que a musculação traz mais um benefício.
Uma boa postura está relacionada ao alinhamento simétrico e proporcional do corpo. Com alongamentos feitos durante a musculação, você desenvolve os músculos e trabalha articulações que atuam no controle da postura. Assim, com o tempo, a coluna se torna mais flexível e alinhada.
Além disso, existem diversos exercícios para fortalecer a musculatura das costas e lombar e que contribuem para uma postura correta.

14. Melhora a sua flexibilidade
Sair do banco de trás de um carro de duas portas fica mais difícil com o tempo. Aqui também a musculação é uma ótima aliada. Estudos mostraram que que há eficiência no treinamento com peso para aumentar também a flexibilidade. Nesses estudos foram comparados os efeitos do alongamento e da musculação na flexibilidade de músculos. Os resultados mostraram que, bem orientada, a musculação aumenta a flexibilidade tanto quanto o alongamento.

15. Você vai dormir melhor
Estudos revelam que as pessoas que praticam musculação, ou qualquer outra atividade física com frequência, dormem melhor. Você já percebeu que após um longo dia de trabalho e um bom treino de musculação, fica bem mais difícil se manter acordado por mais tempo e o sono vem de uma forma bem mais intensa? Pois é! Afinal de contas, você já gastou boa parte da sua energia.

16. Melhora as habilidades cognitivas
E para fechar com chave de ouro, eu deixei este benefício por último.
A prática de musculação e quaisquer outros exercícios físicos faz bem para a saúde mental, e não apenas para o corpo físico, pois o cérebro também é beneficiado por isto.
Pesquisadores descobriram que se exercitar ao menos 52 horas em 6 meses traz benefícios para a saúde do cérebro. Foi descoberto que os exercícios físicos podem contribuir na melhoria do desempenho cognitivo.
Nessa pesquisa diversas pessoas foram analisadas e aquelas que se exercitaram por ao menos 52 horas em seis meses tiveram um nível maior de melhora nas habilidades cognitivas, incluindo a rapidez no processamento de informações, tanto em adultos mais velhos saudáveis quanto naqueles adultos com algum comprometimento cognitivo leve.

17. Melhora a sua imunidade
Musculação e qualquer outra atividade física ajudam na melhora da resposta imunológica. Isso se dá devido ao fato da atividade física regular promover um aumento dos linfócitos, células denominadas “natural killers”. A célula natural killer, linfócito atuante no sistema inato, tem como função destruir células tumorais ou infectadas por vírus.
Outro fator que colabora para a proteção do organismo é o fato de a atividade física promover a diminuição do estresse. Como nosso corpo funciona de maneira harmoniosa, com inter-relação entre os sistemas nervoso, endócrino e imunológico, a redução do estresse faz com que o organismo se fortaleça e fique menos suscetível a diversas doenças. Resumindo, o fortalecimento do sistema imunológico sempre vai proporcionar uma resposta mais rápida e eficaz contra qualquer quadro de infecção.

Conclusão:

Conheça esse lindo, fascinante, e maravilhoso universo da musculação e obtenha todos esses benefícios aqui listados para a sua saúde como um todo. Você descobrirá em pequeno a médio prazo um imenso prazer e até mesmo uma paixão por esse esporte que você nem imaginava.

 

Autor: Equipe de redação da empresa Dan Champions


    Quero ser avisado por e-mail sempre que postarem novos artigos no site

    Deixe um comentário