Foto: my.oceandrop.com.br

Em épocas de quarentena não há nada mais justo do que cuidar do nosso sistema imunológico, não é verdade?  Para te ajudar nessa tarefa separamos uma lista com sugestões de 20 alimentos que aumentam a imunidade.

Afinal, após termos reforçado os hábitos de higiene e praticado o isolamento social, o que resta para nos protegermos é o fortalecimento do sistema imune.

Consumir alimentos ricos em vitaminas, minerais e outros compostos funcionais é ajudar o corpo a se tornar uma estrutura mais forte e preparada contra o ataque de patógenos.  

1. Couve

A couve é um vegetal verde escuro que, além da vitamina C, é rica em vitaminas do complexo B, magnésio e zinco. Sua composição contribui para a regulação de uma variedade de atividades do sistema imune.

2. Gengibre

O gengibre apresenta em sua composição gingerol, que é um potente antioxidante e confere a ele o sabor picante. Além disso, desempenha atividades anti-inflamatórias e antibacterianas, contribuindo para o bom funcionamento do sistema imunológico.

3. Laranja

A laranja é um exemplo de fruta cítrica e uma das principais fontes de vitamina C da natureza. Esse nutriente protege as células contra os danos causados pelos radicais livres e ajuda a fortalecer a imunidade.

4. Chlorella

A chlorella é microalga verde que apresenta em sua composição nutricional vitaminas e minerais, que auxiliam no funcionamento adequado de todo o corpo. Seu consumo tem efeito no sistema imunológico e, portanto, pode ser aliada para quem deseja a imunidade em alta.

De acordo com o estudo “Efeito imunoestimulador benéfico da suplementação a curto prazo de chlorella”, o consumo da microalga demonstrou efeitos imunoestimulantes no grupo tratamento.

5. Iogurte fermentado

O iogurte fermentado é um alimento probiótico, isto é, possui “bactérias boas” na composição. Esses microrganismos ajudam a colonizar o intestino de forma positiva – o que oferece diversos benefícios ao organismo como fortalecimento do sistema imunológico. 

6. Aveia

Os flocos de aveia são prebióticos, pois servem de alimento para essas “bactérias boas” do intestino. Além disso, eles contém betaglucana, uma boa quantidade de proteína, vitaminas e minerais essenciais. Toda essa composição contribui para o aumento da imunidade. 

7. Cranberry

O cranberry é da família das frutas vermelhas, que são ricas em substâncias bioativas como os antioxidantes. Eles atuam neutralizando a ação dos radicais livres, moléculas responsáveis por causar danos ao organismo, favorecendo o funcionamento do sistema imune.

8. Limão

Assim como a laranja, o limão é também uma das principais fontes de vitamina C. O corpo humano não consegue sintetizar nem armazenar esse nutriente e, por isso, o ideal é consumir alguma dessas opções diariamente para contribuir com a imunidade.

9. Abacate

O abacate é uma  fruta que contém “gordura boa”, pois é rico em Ômega 3, que desempenha ação anti-inflamatória. Além disso, apresenta em sua composição a vitamina E, que combate os radicais livres. Todos esses nutrientes ajudam a fortalecer o sistema imune.

10. Tomate

Rico em licopeno, um potente antioxidante, o tomate é considerado imunoestimulante por ajudar a eliminar os compostos que deixam o corpo mais propício ao desenvolvimento doenças.

11. Pimenta

A pimenta é uma especiaria rica em vitamina A — substância conhecida pela capacidade anti-inflamatória e antioxidante. Essas duas funções ajudam a manter a imunidade em alta.

12. Cebola

A cebola apresenta em sua composição frutooligossacarídeos, que assim como a aveia, servem de alimento para as “bactérias boas” do intestino. Entre as vantagens disso, está a maior absorção de nutrientes e a melhora do sistema imune.

13. Alho

O alho contém vitaminas A e C, selênio, alicina e quercetina. Esses compostos ajudam na proteção dos danos relacionados aos radicais livres e desempenham papel fundamental no bom funcionamento do sistema imunológico.

14. Coentro

Tanto as folhas quanto as sementes do coentro possuem uma alta concentração de antioxidantes, que incluem a vitamina A. Eles protegem as células contra danos e contribuem para o fortalecimento da imunidade.

15. Azeite

O azeite é rico em diversos compostos como vitaminas A, D, K e E. Elas são capazes de proteger as células sadias, retardando o aparecimento de várias doenças e favorecendo o sistema imune.

16. Chá-verde

O chá-verde é bem conhecido e seus compostos têm efeitos imunoestimulantes, que contribuem para amenizar os sintomas de algumas doenças. Da mesma família há também o matchá, que é uma versão mais potente, com ainda mais antioxidantes e sabor mais suave.

17. Própolis

O própolis é produzido a partir das plantas e, por isso, contém fitoquímicos na composição. Além disso, apresenta antioxidantes que promovem maior ativação das células de defesa, favorecendo o reconhecimento e a destruição dos microorganismos patogênicos.

18. Cúrcuma

A cúrcuma é um rizoma originário da Ásia, milenarmente conhecido por apresentar propriedades medicinais. O principal ingrediente ativo desse alimento é a curcumina, que desempenha efeitos anti-inflamatórios, antioxidantes e contribui para o fortalecimento do sistema imunológico.

Um estudo de revisão publicado no Instituto Oswaldo Cruz, apresentou as diversas atividades farmacológicas da cúrcuma e sua grande variedade de benefícios – que incluía capacidade imunoestimulante.

19. Spirulina

A spirulina é uma cianobactéria, também chamada de alga azul, composta por diversos nutrientes como proteínas, minerais, vitaminas e carotenóides. Recebeu o título de “O Melhor Alimento para o Futuro” pela Organização Mundial da Saúde e auxilia na melhora da imunidade.

Um estudo, que avaliou a suplementação diária de spirulina em portadores de HIV, observou melhora significativa na resposta imunológica dos pacientes. Isso porque houve aumento das células CD4 e também a redução da carga viral após o uso.

20. Astaxantina

A astaxantina é um carotenóide vermelho extraído de uma rara microalga e é considerado uns dos antioxidantes mais potentes da natureza, sendo benéfica para o sistema imunológico.

Em um estudo publicado em 2015, controlado por placebo e realizado com jovens saudáveis ​​do sexo feminino, observou-se melhora na resposta imune do grupo que recebeu suplementação de astaxantina.

Autor: Suelen Costa
Fonte: my.oceandrop.com.br


    Quero ser avisado por e-mail sempre que postarem novos artigos no site

    Deixe um comentário