Seja nas atividades físicas de alto rendimento (como musculação), seja nos esportes competitivos. Esse profissional é essencial para lhe ajudar no alto desempenho.
Você sabe a diferença entre nutricionista e nutricionista esportivo? Nesse artigo lhe explicarei um pouco mais sobre o que é nutrição esportiva e qual o objetivo desse tipo de nutrição. Se você já iniciou a prática de um esporte e quer obter o máximo de rendimento possível e em um tempo menor, e ou se tornar um atleta, cuidar da alimentação através deste tipo de profissional fará toda a diferença no seu resultado, além de ficar com a saúde em dia, é claro. Por isso tenha sempre em foco uma ótima alimentação no seu dia-a-dia.
O que é nutrição esportiva
Enquanto a nutrição é aplicada para uma alimentação saudável e reparar déficits nutricionais, a nutrição esportiva está mais voltada para a aplicação da alimentação nos esportes/exercícios físicos. Ela se baseia em estudos de fisiologia e bioquímica do corpo humano. E tem sim como finalidade melhorar o desempenho físico de atletas em todos os esportes e em diversos exercícios físicos (como musculação) e, principalmente quem os pratica de forma altamente competitiva, seja amador, e principalmente quem é profissional.
A nutrição esportiva é aplicada para diversos objetivos, tais como, perda de peso, definição muscular, ganho de peso, ganho de massa magra, força, resistência física, velocidade, e explosão muscular. Afinal de contas, atividades esportivas de alto rendimento costumam ser caracterizadas por ter alta intensidade.
Profissionais para te ajudar
Por mais que existam diversos bons artigos recomendando determinados tipos de alimentação para uma vida saudável e ou para a prática de diversas atividades físicas e esportivas, será difícil obtermos o máximo de desempenho e ótimos resultados sem a ajuda de um profissional nutricionista esportivo, pois a nutrição esportiva, assim como a alimentação no geral vai depender de acordo com as particularidades de cada indivíduo, como IMC (ÍNDICE DE MASSA CORPORAL) para poder quantificar a massa magra e massa gorda, como também o volume metabólico, entre outras. Para tal o profissional irá lhe aplicar por exemplo os seguintes exames:
Bioimpedância de balança INbody
Adipometria
Perimetria
Ultrassonografia (BodyMetrics)
Através de todas as informações que você passará ao profissional, juntamente com os resultados dos exames, ele lhe aplicará abaixo:
• Avaliação da necessidade esportiva associada ao seu tipo de treinamento, intensidade, frequência e duração. Tudo baseado na melhora da performance/desempenho para que o seu objetivo seja alcançado e potencializado através de diversas estratégias nutricionais. Caso a pessoa tenha um Personal Trainer, o nutricionista Esportivo poderá sugerir novas estratégias para ele. Tudo isso baseado no gasto energético ideal para o seu objetivo.
• Avaliação da qualidade alimentar, apontando erros e acertos durante a consulta.
• Verificação dos exames laboratoriais para sugerir a melhor estratégia alimentar e suplementação para seu objetivo.
• Avaliação da necessidade de suplementos alimentares, para potencializar seus objetivos e/ou corrigir deficiências nutricionais.
• Trabalhar motivadores internos como a disciplina, organização da dieta para melhor aderência ao planejamento alimentar.
• Avaliação global da saúde, incluindo o bom funcionamento do intestino, sistema digestório, e sinais e sintomas relatados na consulta.
A nutrição esportiva está intimamente ligada à profissionais da educação física e nutricionistas. Aderindo a ela você com certeza irá conseguir evoluir na sua alimentação e no seu desempenho no esporte/exercícios físicos.
Alimentação durante a competição
Quem pratica atividade físicas de alto rendimento e esportes de nível competitivo tem a alimentação modificada em épocas de competição. A nutrição esportiva varia de acordo com o período pré-competição, durante a competição e após a competição.
Mas no geral a nutrição esportiva leva em consideração alguns fatores como o balanço calórico, nutricional mineral, hídrico e vitamínico. Outro fator importante é a adequada quantidade de ingestão de carboidratos, sendo a mais importante fonte de energia, que é algo indispensável para atletas. E também não podemos esquecer das proteínas, que restitui estruturas corporais como pele e músculos. Função muito importante para quem se exercita com alta intensidade e carga.
Conclusão:
A nutrição esportiva é o diferencial e o divisor de águas para um atleta subir de nível e ter o máximo de rendimento possível podendo assim alcançar os seus objetivos da melhor forma e também com uma rapidez muito maior. Alguns praticantes de musculação e esportistas em geral chegam em um momento que estagnam em um determinado físico não conseguindo alcançar assim o seu objetivo, e muitas vezes não sabem o porquê. Definitivamente um dos fatores que fazem com que isso ocorra é exatamente a não correta, específica e saudável alimentação dentro de sua prática esportiva. A nutrição esportiva acelera, otimiza e potencializa muito a performance/desempenho do atleta.
Autor: Dan Torres