Segue abaixo uma lista contendo todos os 34 principais suplementos alimentares para a prática esportiva e ou necessidades nutricionais. Na lista contém a descrição resumida de cada um.
Hiperprotéicos:
1: Whey Protein: O whey protein é uma proteína de rápida absorção que resulta em fortalecimento dos músculos e também no ganho de massa muscular. Hoje o mercado oferece várias versões para atender as necessidades e prioridades de cada indivíduo, como:
Whey Isolado: É um suplemento obtido a partir do soro do leite, possui um alto valor biológico e pequena quantidade ou até ausência de carboidratos e gordura.
Whey Hidrolisado: O Whey Hidrolisado passa por um processo chamado hidrólise em que as cadeias de proteínas são quebradas em segmentos ainda menores, chamados peptídeos, garantindo maior velocidade de absorção.
Whey Concentrado: Fabricado pela técnica de ultra filtragem, esse tipo segura as moléculas grandes de proteína e contém gordura e lactose. Sua capacidade de absorção é um pouco mais lenta, pode ser absorvido até 80% pelo nosso organismo.
3 Whey: É um suplemento proteico composto basicamente por Whey Protein nas suas diversas formas: Proteína concentrada do soro de leite, Proteína isolada do soro do leite por microfiltração, e Proteína hidrolisada do soro de leite. São proteínas elaboradas com alta tecnologia, de excelente digestibilidade e elevada concentração de aminoácidos.
A nutrição esportiva é aplicada para diversos objetivos, tais como, perda de peso, definição muscular, ganho de peso, ganho de massa magra, força, resistência física, velocidade, e explosão muscular. Afinal de contas, atividades esportivas de alto rendimento costumam ser caracterizadas por ter alta intensidade.
2: Proteína da Soja:
5: Albumina: Proteína presente na clara do ovo e principal proteína do sangue, ela contribui para o crescimento e manutenção do tecido do corpo e impede a perda de massa muscular.Pode ser encontrada em pó e tabletes. Indicada, principalmente, para o consumo noturno, por ter uma absorção mais lenta.
Aminoácidos:
6: Creatina: A creatina pode ser obtida por meio de consumo de peixe e carne vermelha, mas a suplementação provoca um aumento de até 20% nas concentrações de creatina muscular, potencializando a performance durante a atividade física. De forma geral, o produto aumenta a força muscular, proporcionando treinos mais intensos e ajudando no ganho de massa muscular.
7: Glutamina: A Glutamina é constituída por aminoácidos não essenciais, que também são produzidos naturalmente pelo nosso corpo, logo são indispensáveis ao organismo. De forma resumida, esses aminoácidos formam blocos de construções das proteínas, os quais beneficiam o transporte de nitrogênio até os músculos. Ou seja, ela beneficia o processo de ganho de massa magra para aqueles que desejam hipertrofia. O aminoácido também exerce um papel importante no sistema imunológico!
8: 9 Aminoácidos Essenciais: Em humanos saudáveis, nove aminoácidos são considerados essenciais, ou seja, devem ser consumidos por meio da dieta por não serem sintetizados endogenamente. Esses aminoácidos são fundamentais para a construção muscular através da síntese proteica e balanço nitrogenado positivo.
9: BCAA: É um suplemento composto pelos aminoácidos leucina, isoleucina e valina, que estão presentes em 19% das nossas proteínas musculares. Como os BCAAs são metabolizados nos músculos, e não no fígado, eles podem fornecer energia durante o exercício prolongado.
10: Citrulina Malato: A citrulina malato é um aminoácido que tem o potencial em atrasar a fadiga durante o treino. Este componente é derivado do aminoácido citrulina juntamente com o éster do ácido málico (malato).
Pré-Treino:
11: Pré-Treino
Os suplementos pré-treino melhoram a performance durante o treino de força. Os principais objetivos destes compostos é aumentar a sua concentração durante o exercício físico e reduzir o intervalo entre as repetições. Possui substâncias estimulantes que aumentam o fluxo de sangue para o músculo.
Vitaminas e Minerais
12: Complexo Polivitamínico e Polimineral: As cápsulas englobam vitaminas e minerais de A a zinco e fornecem tudo que o organismo precisa. O suplemento também é indicado para quem não consegue absorver através da alimentação esses nutrientes, ou para quem está com falta de vitaminas.
13: Magnésio: É um mineral essencial para contrações musculares, sistema nervoso, assim como para funções cardíacas e saúde óssea. Faz parte de uma grande variedade de reações, ajuda a regular a pressão arterial e níveis de glicose, além de auxiliar o seu organismo a regular os níveis de outros nutrientes vitais, como vitamina D, cálcio, potássio, zinco e cobre.
14: HMB (Ácido Hidroxi Metil-Butirico): Complemento rico em cálcio e fósforo que além de auxiliar na contração muscular, promove efeito anti-catabólico auxiliando para que não haja destruição de massa magra no pós-treino.
Termogênicos:
15: Termogênico: Os termogênicos nada mais são do que queimadores de gordura. Esses suplementos transformam em energia as calorias que provém da gordura corporal e da própria alimentação do indivíduo. Com a aceleração do metabolismo provocada pelos termogênicos, o organismo tem uma queima calórica maior ao longo do dia e, claro, das atividades físicas. A perda de peso não é o único benefício deles, pois também reduzem o apetite e ajudam a definir a massa muscular.
Hipercalórico:
16: Hipercalórico: Possuem alta quantidade energética e podem substituir refeições, além de complemento para as mesmas de acordo com a sua dieta. Seu consumo depende muito da necessidade do indivíduo e é bastante comum para quem quer ganhar peso e massa muscular. Sua distribuição também varia, pois há hipercalóricos que são mais ricos em proteínas e outros em carboidratos. Dependendo da dieta e da sua carga de atividades, pode ser destinado a quem quer manter peso ao invés de ganhar.
Carboidratos:
17: D-Ribose: É um tipo de carboidrato de rápida absorção pelas células. É eficaz em aumentar os níveis de energia (ATP) juntamente com as células musculares, melhorando a performance muscular e ajudando na recuperação após exercícios intensos. A D-Ribose, se tomada juntamente com a Creatina Monoidratada, tem um efeito sinérgico na força, resistência e recuperação muscular.
18: Palatinose: Carboidrato de rápida absorção muito utilizado para dar energia e fornecer aporte de glicose durante o treino.
19: Waxy Maize: É um suplemento produzido com um tipo de amido especial, o qual é chamado de amido ceroso do milho. Ele ajuda no fornecimento de energia e possibilita o ganho de força.
20: Maltodextrina: Carboidrato complexo, proveniente da conversão enzimática do amido do milho. Esse concentrado fornece energia durante a atividade física de longa duração e retarda a fadiga porque proporciona a liberação gradual de glicose para o sangue. Indicada, principalmente, para antes e durante os treinos.
21: Dextrose: Carboidrato simples, derivado da conversão enzimática do amido do milho. Por possuir uma estrutura molecular pequena, o que facilita sua digestão e rápida absorção, é usada como uma das principais fontes de energia pelo corpo.
Vasodilatadores:
22: L-arginina e Beta-alanina (composto): É um composto com potente ação vasodilatadora. Essa associação auxilia na dilatação dos vasos sanguíneos, melhora o transporte do oxigênio para os músculos, diminui a fadiga, e aumenta a resistência muscular em treinos intensos. Benefícios que estimulam o ganho de massa muscular.
23: Óxido Nítrico: O óxido nítrico, ou NO2, é recomendado para quem quer aumentar a força e o volume muscular. O NO2 é uma substância que temos no organismo e é responsável pelo equilíbrio da glicose, transporte do oxigênio, crescimento dos músculos, produção de energia e hemodilatação dos vasos. Além da diminuição da fadiga muscular, ajuda na vasodilatação, acelera o processo de recuperação pós-treino e oferece um aumento da performance para quem se exercita tanto em modalidades de força como endurance.
Aumento de Libido:
24: DHEA: Está proibido de ser comercializado no Brasil, mas é bastante comercializado nos EUA e Europa. Promove aumento de libido e melhora da disposição para treinar. Como precursor da testosterona gera discreto aumento de massa magra e diminuição da gordura corporal.
25: Tribulus Terrestris: É uma erva daninha da família Zygophyllaceae e nativa de regiões quentes. Ela é muito usada como estimulante sexual e também ajuda a controlar a pressão arterial, reduzir os níveis de triglicerídeos e ajudar de forma significativa no ganho de massa muscular.
26: Maca Peruana: Suplemento com fama de afrodisíaco, melhora libido tanto em homens quanto em mulheres. Aprimora também os níveis de testosterona sanguíneos e com isso aumenta disposição para o dia-a-dia e para realização de atividades físicas.
Eletrolíticos:
27: Eletrolíticos: Os eletrolíticos são sais minerais usados na hidratação. Mas, por serem ricos em sódio, só devem ser usados durante a prática de atividades físicas intensas.
Para ser necessário o consumo de eletrolíticos, o treino precisa ter duração superior a uma hora e meia, ou o tempo precisa estar muito quente.
Em excesso, o sódio presente nos eletrolíticos pode levar ao aumento da pressão arterial.
Outros:
28: Melatonina: A melatonina, também conhecida como hormônio do sono, é um hormônio produzido pela glândula pineal, que é uma pequena glândula localizada na região central do cérebro, no meio dos dois hemisférios cerebrais. Essa substância age sobretudo no próprio cérebro, sendo responsável pelo controle dos ciclos de sono e vigília.
29: Glucosamina + Condroitina: É um suplemento que tem como ação e funcionalidade permitir que você mantenha as suas articulações fortes e íntegras, para que não sofra com as atividades físicas regulares e intensas. Permite também prevenir lesões nas articulações ou o agravamento das mesmas, contribuindo para a diminuição das dores.
30: Ômega-3: Os ácidos graxos ômega-3 são excelentes para a melhora do sistema imunológico, previne doenças cardiovasculares, garante o bom funcionamento do cérebro e ainda auxilia na performance durante atividades físicas, elevando a potência aeróbica e a força muscular. Os peixes de águas frias, como salmão, e a semente de linhaça são as melhores fontes da substância, mas ela também é encontrada em cápsulas.
31: Composto de Testosterona Endógena: É um composto de 6 ingredientes que podem aumentar a produção de testosterona naturalmente, ajudando no ganho de massa magra. Compostos: Cyanotis Vaga,Gamma Oryzanol, Tribulus Terrestris, Turkesterone, Eurycoma Longifolia, Vitamina B6.
32: L-Carnitina: Ela desempenha um papel crucial na geração de energia transportando ácidos graxos para as mitocôndrias de suas células. As mitocôndrias atuam como motores dentro de suas células, queimando essas gorduras para criar energia utilizável.
33: Colágeno Hidrolisado:
É um suplemento alimentar obtido a partir de ossos e de cartilagens de origem bovina, podendo ser utilizado para promover a produção de colágeno pelo nosso corpo. O colágeno auxilia na melhora da qualidade de pele, unhas e cabelos, auxilia no fortalecimento de articulações e coadjuvante em tratamentos de osteoporose.
34: Óleo de prímula: Devido à sua composição em ácidos graxos essenciais, o óleo de prímula promove benefícios como o alívio dos sintomas da TPM e menopausa, favorece a saúde cardiovascular, ajuda na prevenção do diabetes tipo 2, melhorar a hidratação, elasticidade e firmeza da pele, e ajuda nos sintomas de dermatites.
Obviamente que para se consumir todos esses suplementos fica complicado financeiramente falando, e também sem necessidade, pois o consumo de muitos desses suplementos são de acordo com as necessidades nutricionais de cada um, e também de acordo com a fase de treino (hipertrofia, definição muscular, força, manutenção, etc). Devido a isto eu elaborei duas listas dos melhores suplementos. Na primeira lista contém 6, e na segunda contém 10 (para as pessoas que estão dispostas a investir mais):
Top 6:
1: Whey Protein
2: Creatina
3: Complexo vitamínico e mineral
4: Glutamina
5: Melatonina
6: Pré-treino
Top 10:
1: Whey Protein
2: Creatina
3: Complexo vitamínico e mineral
4: Glutamina
5: Melatonina
6: Pré-treino
7: Glucosamina + Condroitina:
8: Termogênicos
9: 9 Aminoácidos Essenciais
10: D-Ribose
Autor: Equipe de redação da empresa Dan Champions