Vou começar este artigo com uma pergunta.
Esteroides Anabolizantes prejudicam a saúde?
A resposta é: DEPENDE!!!

Foto: noticias.4medic.com.br

Eu não quero e não vou fazer apologia ao uso de esteroides anabolizantes, ou seja, não vou defender, incentivar e nem elogiar o uso do mesmo, porém, tenho a obrigação de lhes passar o conhecimento e a verdade por trás disso.

Antes de vocês saberem o que é, e qual a importância da TRT (Terapia de Reposição de Testosterona), é preciso saber o que são Esteroides Anabolizantes.


O que são Esteroides Anabolizantes

Todos nós seres humanos temos dezenas de tipos de hormônios no nosso corpo (cerca de 50 tipos) e um deles se chama testosterona.

Os esteroides anabolizantes são variações sinteticamente produzidas de alguns hormônios naturais como a testosterona. Tanto homens quanto mulheres produzem testosterona endógena (interno, de dentro para fora). O nome completo dessa classe de drogas é esteroides (classe de droga) anabolizantes (construtor de tecido) androgênicos (promove características masculinas), ou seja, podemos dizer que uma pessoa está utilizando hormônio testosterona de forma exógena (externa, de fora para dentro).

A grande importância da testosterona no corpo humano

Foto: www.robertofrancodoamaral.com.br



A testosterona é o principal hormônio presente nos homens. No mundo dos esportes e principalmente na musculação a testosterona é conhecida por ser um dos hormônios mais anabólicos (que promove aumento da massa muscular) do corpo humano. A partir daí já dá para notarmos a importância dela.

Vocês acham que a importância dela seja apenas nessa função? Aí que vocês se enganam.

A testosterona é responsável por exercer mais de 200 funções anabólicas e de reparo no nosso corpo.

200 funções? Isso mesmo!

Malefícios das taxas baixas de testosterona

  • Queda na libido e desempenho sexual
  • Aumento da gordura corporal
  • Diminuição do bem estar
  • Maior risco de reação inflamatória corporal
  • Maior risco de doença vascular cardíaca
  • O declínio cognitivo limita a capacidade de raciocínio lógico, memória, entre outros
  • Aumento da predisposição à obesidade visceral (gordura intra-abdominal que é muito perigosa para risco de infarto)
  • Diminuição da massa muscular (sarcopenia)
  • Fraqueza muscular
  • Aumento da ansiedade
  • Suscetibilidade à depressão
  • Disfunção Erétil
  • Sonolência
  • Desânimo
  • Tristeza
  • Melancolia
  • Diminuição da concentração para o trabalho
  • Diminuição da densidade óssea

Bom, podemos ver que a testosterona tem realmente uma grande importância na vida de todos nós.

O que é TRT e para que serve?

TRT são as siglas para Terapia de Reposição de Testosterona.
Muitos homens podem precisar deste tipo de terapia, principalmente a partir dos 40 anos. Isso ocorre devido a diminuição de produção de testosterona. Nessa idade, o homem começa a perder, em média, cerca de 1% de testosterona livre ao ano. Porém, há muitos casos de jovens de 30 anos que também precisam.

O tratamento de reposição de testosterona (TRT) é indicado quando há níveis reduzidos desse hormônio e serve para eliminar todos os sintomas anteriormente citados.

Foto: manhoodbrasil.com.br

Quando devo e como recorrer ao tratamento de TRT?

Deve-se primeiramente procurar um médico capacitado e especialista na questão hormonal, ou seja, médico endocrinologista, ou urologista ou da medicina esportiva. Se você é esportista eu recomendo mais medicina esportiva.

Ele irá lhe pedir uma série de exames de sangue para averiguar se você realmente irá precisar utilizar-se de uma TRT ou não. Tudo vai depender das suas taxas hormonais (principalmente a testosterona) que os exames apresentarem.

Foto: robertofrancodoamaral.com.br

A TRT deve ser feita apenas com o hormônio testosterona.
Há 4 formas de administração receitadas:

  • Injeção intramuscular (o mais comum)
  • Via oral
  • Gel aplicado na pele
  • Implante de testosterona subcutâneo (geralmente nas costas)

Foto: urologiarosenblatt.com.br

O tratamento é contínuo, ou seja, dura a vida toda. Durante a reposição hormonal é extremamente necessário acompanhamento médico.

Contraindicações para a TRT:

Os pacientes que sofrem de cardiopatias e que apresentam algum grau de limitação ao exercício físico e aqueles que roncam muito durante o sono não devem receber esse tratamento, pois existem evidências de aumento do risco cardiovascular (e morte súbita) nesse grupo específico de homens.

O uso de testosterona pode causar câncer de próstata?

Com certeza não!
Hoje em dia já temos comprovação científica de que o câncer de próstata está associado à níveis baixos de testosterona e altos de estrogênios nos homens.

De acordo com o cientista Leonard S. Marks, não existe até o momento dados que demonstrem que a terapia de reposição de testosterona (TRT) ou níveis séricos endógenos de testosterona mais elevados tenham influência na etiologia do câncer de próstata.

Hoje em dia a alegação médica de que hormônios dão câncer não é mais aceitável, pois com diversas evidências científicas que mostram a grande importância da testosterona, esta afirmativa errônea tornou-se obsoleta. Mas como vocês já devem sabem, médico é uma profissão como qualquer outra, ou seja, existem médicos bons, medíocres (razoáveis) e sub-medíocres (ruins). Portanto, não se surpreenda caso encontrar algum médico que ainda faz apologia as ideias antigas, pois alguns continuam desconhecendo cegamente a necessidade de atualização dos conceitos.

Há meios de prevenir ou retardar a reposição da testosterona?

Esteja certo disso! Para prevenir ou retardar é necessário a pessoa ter um estilo de vida saudável, ou seja, boa alimentação, prática de exercícios físicos regulares, menos stress, boa quantidade e qualidade do sono, não fumar, não ingerir álcool em excesso, etc.

Não deixe que uma possível queda na taxa de testosterona comprometa a sua saúde, qualidade de vida e possa lhe acarretar graves doenças futuras. Se você tem alguns sintomas condizentes com a baixa produção de testosterona e ou têm mais de 40 anos, procure o seu médico imediatamente. Não deixe os sintomas aumentarem. O quanto antes você se consultar, melhor será.

Autor: Equipe de redação da empresa Dan Champions





    Quero ser avisado por e-mail sempre que postarem novos artigos no site

    Deixe um comentário