Eu sempre digo à todos que o sucesso na musculação (e também em todos os demais esportes) é o que eu chamo de “Tríplice do Sucesso Esportivo”, ou seja, Alimentação, Treino e Descanso. Pois bem! Sem uma boa e adequada alimentação de acordo com o seu treino e objetivo, é impossível chegar ao estrelato! Ela é tão importante e essencial, que eu posso lhes afirmar que a mesma é até mais importante do que os treinos, assim como também o descanso! Mas nesse artigo eu vou enaltecer apenas sobre alimentação x treino. A questão do descanso eu vou deixar para um outro artigo.
Antes de explorar a importância de ambos, você precisa ter o entendimento e a compreensão que um não funciona sem o outro!
Mesmo que você pratique um treino incrível, com o melhor personal trainer do mundo, explorando ao máximo todos os fatores de treino como frequência, volume, densidade, intensidade, e utilizando técnicas avançadas e de acordo com os seus objetivos e com sua individualidade biológica (ectomorfo, mesomorfo, e endomorfo), você não irá chegar ao seu objetivo tendo alta performance se a sua alimentação não for equivalente! Ou seja, não adianta comer qualquer coisa, sem a quantidade adequada de proteínas, carboidratos, gorduras, fibras, vitaminas e minerais. Assim como também não adianta comer demais, de menos, pular refeições, espaçar muito tempo entre uma refeição e outra sem a indicação de um nutricionista esportivo, não se hidratar corretamente, etc, etc.
E o inverso também é válido, ou seja, você se consulta com um excepcional nutricionista esportivo, lhe conferindo uma ótima dieta com calorias, proteínas, carboidratos, gorduras, fibras, vitaminas e minerais adequados e precisos para o seu objetivo e performance, e você segue piamente a dieta, mas, não capricha nos treinos nas tangentes frequência, volume, densidade, intensidade, técnicas avançadas, ou seja, não sua a camisa e mais parece um turista na academia. Logo, sabe-se que um não funciona sem o outro!
Mas qual dos dois você acredita ser o mais importante: O Treino ou a Dieta?
Apesar dos dois serem extremamente importantes e um complementar o outro, eu lhes digo que uma boa alimentação é ainda mais importante e lhes explicarei o porquê.
Com relação aos treinos, sabe-se que em uma semana você praticando de 4 à 6 vezes e com uma média de 1 hora/1 hora e meia de treino por dia (contando com aeróbios) com bastante dedicação e intensidade já está de bom tamanho. Concluímos assim que você estaria se dedicando de 6 a 9 horas por semana e sua missão estará muito bem cumprida.
Agora, com a dieta, a dedicação terá que ser muito maior e mais precisa, fazendo com que se tenha muita disciplina, foco e até mesmo uma reeducação alimentar. Se você quer chegar ao estrelato na estética corporal ganhando grandes e definidos músculos, deverás se alimentar de 3 a 8 vezes por dia (dependendo do protocolo que o nutricionista esportivo lhe prescrever), utilizar-se apenas de alimentos prescritos e ou seus substitutos equivalentes, com a quantidade adequada e precisa (indico o uso de balança nutricional), e sem pular nenhuma refeição, exigindo assim, o cumprimento de um planejamento alimentar de 24 horas por dia, 6 ou 7 dias por semana (podendo haver a possibilidade do “Dia do Lixo” conforme o protocolo específico prescrito pelo profissional).
Você precisará de muita esforço, dedicação, empenho, autocontrole, perseverança, foco, e tudo o mais que seja necessário, se entregando de corpo e alma durante todo o tempo para cumprir o plano de alimentação que o nutricionista esportivo aplicou à você e que você se propôs à colocar em prática. Ou seja, uma boa e correta alimentação para o seu objetivo será muito mais difícil de seguir do que treinar apenas 1 hora/1 hora e meia por dia, 4 ou 6 dias por semana, pois, de 2 em 2 horas, 3 em 3, 4 em 4 (ou mais dependendo do protocolo), você estará lá de garfo e faca na mesa!
Se já não bastasse isso, você terá mais privações na dieta do que comparado aos treinos. Pois se você por exemplo deixar de dormir uma hora a mais ou faltar na academia em um dia de treino na semana devido a ter feito coisas fúteis ou devido à grandes imprevistos para poder treinar no dia seguinte, você não terá muitos problemas, não interferirá muito no seu objetivo, porém, as privações de centenas de alimentos que você considera extremamente saborosos ocorrerá, fazendo com que você tenha que quase sempre (com exceção do “Dia do Lixo”) abrir mão dessas delícias, pois essas dietas para alta performance na musculação exigem uma dieta precisa, de muita qualidade e equilíbrio nutricional.
Tudo isso faz com que muitas pessoas acabem desistindo da dieta rapidamente e inalcançado o “tão” almejado corpo perfeito, pois elas acreditam que não haverá nada de saboroso/delicioso para comer, e acabam voltando à se desvirtuar para uma ruim ou péssima alimentação como os Fast Food em geral, barzinho, sorveterias, docerias, etc. A tentação da gula acaba falando mais alto e todo o trabalho nutricional que foi iniciado com bons treinos e boa alimentação são jogados aos ventos em troca de momentos de prazer com “calorias vazias”.
Mas não se entristeça! Pois eu tenho duas boas notícias para todos os seres humanos que estão em busca de uma linda estética corporal e consequentemente saúde, qualidade de vida e longevidade!
A primeira boa notícia se chama “hábito” ou “costume”! Ou melhor dizendo, reeducação alimentar!
Tudo na vida é uma questão de hábito, e isso também se aplica perfeitamente com relação aos alimentos que ingerimos, pois esses mesmos que no início de sua dieta você os julgava como “não saborosos” ou “não deliciosos”, passam à ser…
Extremamente saborosos ou deliciosos!
Ou seja, através da reeducação alimentar você não somente passará à se deliciar com esses alimentos, mas como também à ter um grande entendimento e compreensão da importância de uma alimentação saudável na sua vida, pois com a prática, o seu corpo irá lhe mostrar isso através de muita disposição, energia, e se distanciando cada vez mais das doenças promovidas através da alimentação ruim.
A segunda boa notícia é que existem profissionais da saúde mental/emocional que podem lhe ajudar nesta jornada, pois, em 90% dos casos de alimentação de baixa qualidade nutricional e compulsão alimentar é devido à uma emoção muito conhecida e comum que se chama, ansiedade! Isso mesmo! Muitas pessoas não sabem ou imaginam que estão se alimentando inadequadamente devido a ansiedade, ou até sabem ou imaginam isto, mas, por si próprio não consegue mudar este hábito.
Dentre vários profissionais capacitados, o que eu mais indico para este tipo de transtorno, entre outros, é o Hipnoterapeuta, pois com apenas uma ou duas sessões já podem ser suficientes para mudar este hábito. Caso queira ver um artigo sobre Hipnoterapia, clique aqui.
Vou finalizar esse artigo com uma frase bem popular, antiga e na minha opinião, bem congruente:
“Você é o que você come!”
Autor: Equipe de redação da empresa Dan Champions
Exatamente isso aí!!! Na verdade são poucas pessoas que consiga ter uma alimentação regrada seguida de treinos, pois até começam mas muitas acabam se perdendo e desanimando devido, muitas vezes pelo cansaço diários, ansiedade, entre outras.
Exatamente Angel!