Como eu resolvi fazer o melhor, mais completo e mais verídico artigo sobre os esteroides anabolizantes, logo, achei adequado dividi-lo em 2 (Parte 1 e Parte 2) para facilitar a leitura.
Vou começar este artigo com uma pergunta.
Esteroides Anabolizantes prejudicam a saúde?
A resposta é: DEPENDE!!!
Eu não quero e não vou fazer apologia ao uso de esteroides anabolizantes, ou seja, não vou defender, incentivar e nem elogiar o uso do mesmo, porém, tenho a obrigação de lhes passar o conhecimento e a verdade por trás disso.
Posso dizer-lhes com absoluta certeza que poucas coisas no mundo fazem mal. O que realmente faz mal é a frequência, quantidade, intensidade e a falta de cuidados após tudo isso.
Exemplo:
Stress faz mal a saúde? Depende! Se você ficar estressado 1 a 2 vezes no mês você poderá viver até os 100 anos de idade.
Hambúrguer faz mal a saúde? Depende! Se você comer 1 a 2 vezes no mês, sem problemas.
Coca-Cola faz mal a saúde? Depende! Se você tomar 1 a 2 vezes no mês, sem problema algum.
Ficar 6 horas em um dia utilizando o celular com a cabeça baixa faz mal a saúde? Depende! Se você fizer isso 1 a 2 vezes no mês, não será prejudicado.
Até mesmo a água pode fazer mal à saúde. Se você não é um triatleta por exemplo e não está na estação de verão e ingerir 10 ou mais litros de água por anos ou décadas, você certamente poderá prejudicar os seus rins fazendo com que eles se sobrecarreguem, diminuindo assim, o tempo de vida deles.
Posso dar exemplos quase infinitos, mas, acredito que já deu para entender um pouco.
O que são Esteroides Anabolizantes
Todos nós seres humanos temos dezenas de tipos de hormônios no nosso corpo (cerca de 50 tipos) e os mais anabólicos são a Testosterona, GH, Insulina e o IGF-1.
Os esteroides anabolizantes são variações sinteticamente produzidas desses hormônios naturais. Tanto homens quanto mulheres produzem esses hormônios endógenos (interno, de dentro para fora). O nome completo dessa classe de drogas é esteroides (classe de droga) anabolizantes (construtor de tecido) androgênicos (promove características masculinas), ou seja, podemos dizer que um homem está utilizando algum/alguns desses hormônios de forma exógena (externa, de fora para dentro).
A grande importância dos hormônios anabólicos no corpo humano
A testosterona é o principal hormônio presente nos homens. No mundo dos esportes e principalmente na musculação a testosterona é conhecida por ser um dos hormônios mais anabólicos (que promove aumento da massa muscular) do corpo humano. A partir daí já dá para notarmos a importância dela. Mas assim como a testosterona têm a sua importância, os outros hormônios (GH, Insulina e o IGF-1) também são essenciais para os homens.
Vocês acham que a importância deles sejam apenas nessa função? Aí que vocês se enganam.
A testosterona por exemplo, é responsável por exercer mais de 200 funções anabólicas e de reparo no nosso corpo.
200 funções? Isso mesmo!
Malefícios das taxas baixas de testosterona
- Queda na libido e desempenho sexual
- Aumento da gordura corporal
- Diminuição do bem estar
- Maior risco de reação inflamatória corporal
- Maior risco de doença vascular cardíaca
- O declínio cognitivo limita a capacidade de raciocínio lógico, memória, entre outros
- Aumento da predisposição à obesidade visceral (gordura intra-abdominal que é muito perigosa para risco de infarto)
- Diminuição da massa muscular
- Fraqueza muscular
- Aumento da ansiedade
- Suscetibilidade à depressão
- Disfunção Erétil
- Sonolência
- Desânimo
- Tristeza
- Melancolia
- Diminuição da concentração para o trabalho
- Diminuição da densidade óssea
Bom, podemos ver que a testosterona tem realmente uma grande importância na vida de todos nós, seja homens sedentários, esportistas ou atletas.
Este artigo é para destacar e enfatizar o uso dos esteroides anabolizantes nos esportistas e atletas. No caso dos homens em geral que estão com baixa produção de testosterona, leia o artigo: “O que é, e qual a importância da TRT (Terapia de Reposição de Testosterona)?” CLICANDO AQUI.
Esteroides Anabolizantes utilizados para a estética corporal, alta performance e rendimento nas práticas esportivas (principalmente fisiculturismo)
Bom, chegamos agora a um subtítulo do artigo que eu acredito que a grande maioria esperava ansiosamente.
Essa parte do artigo é a mais importante no que diz respeito as polêmicas, mentiras e ou exageros sobre o uso dos esteroides anabolizantes para fins estéticos e ou alta performance e rendimento nas práticas esportivas.
Agora chegou a hora da verdade sobre os esteroides anabolizantes que ninguém nunca te contou!
Vou começar fazendo uma pergunta similar à do começo deste artigo:
Esteroides anabolizantes para fins estéticos e ou alta performance e rendimento nas práticas esportivas prejudicam a saúde?
A resposta é: DEPENDE!!!
Conforme eu havia dito no começo deste artigo, reitero que eu não quero e não vou fazer apologia ao uso de esteroides anabolizantes, ou seja, não vou defender, incentivar e nem elogiar o uso do mesmo, porém, tenho a obrigação de lhes passar o conhecimento, a verdade, os cuidados e as advertências por trás disso.
Esteroides anabolizantes são drogas como outra qualquer que vende nas drogarias!
Como outra qualquer? Como assim?
Vou explicar-lhes!
Vocês já chegaram a ler bulas de remédios? Eu faço isso desde criança.
Nas bulas de TODOS os remédios contêm diversas informações extremamente importantes para o paciente. Por isso a importância de lê-las, apesar de que quase ninguém faz isso. Vou citar as mais importantes:
- 1-Quando não devo usar este medicamento?
- 2-O que devo saber antes de usar este medicamento?
- 3-Como devo usar este medicamento?
- 4-Quais os males que este medicamento pode me causar?
- 5-O que fazer se alguém usar uma quantidade maior do que a indicada deste medicamento?
Bingo! Eu poderia acabar este artigo por aqui que muitas pessoas já teriam uma boa ideia do que eu estou querendo dizer e onde quero chegar, mas, claro que não vou fazer isso. Afinal de contas, tenho a obrigação de lhes passar BASTANTE conhecimento e não pouco.
Vou responder resumidamente à essas 5 perguntas no caso das drogas esteroides anabolizantes, citando como exemplo a bula de algum medicamento de testosterona:
1-Quando não devo usar este medicamento?
- Se você tiver reações alérgicas com o uso deste medicamento ou qualquer componente da fórmula;
- Presença ou suspeita de câncer de próstata ou da glândula mamária em homens;
- Presença ou história de tumores no fígado; se for mulher.
2-O que devo saber antes de usar este medicamento?
- Se você for idoso, deve ser utilizado com cautela devido a frequência de hipertrofia benigna da próstata nesta população.
- Em pacientes com insuficiência cardíaca, renal e hepática a utilização também deve ser feita com cautela.
3-Como devo usar este medicamento?
- Seu médico irá avaliar seu nível de testosterona no sangue antes de iniciar o tratamento e a fim de decidir qual é a melhor dosagem para iniciar o tratamento. Irá também verificar qual o melhor intervalo entre uma injeção e outra.
- Siga a orientação de seu médico, respeitando sempre os horários, as doses e a duração do tratamento.
4-Quais os males que este medicamento pode me causar?
- Aumento no número de células vermelhas no sangue; aumento de peso; cãibras musculares; nervosismo e depressão; em casos raros, amarelamento da pele; além de outras reações que possam estar associadas ao medicamento. Podem ocorrer reações no local da injeção e reações de hipersensibilidade.
5-O que fazer se alguém usar uma quantidade maior do que a indicada deste medicamento?
- Esse não dá para resumir devido a diversas reações adversas e males que pode causar. Logo mais neste artigo terá um subtema exclusivo para falar disso.
Ou seja, devemos ter grande atenção ao uso de quaisquer medicamentos, e os esteroides anabolizantes são apenas alguns deles.
Resumindo, você por exemplo toma analgésicos, anti-inflamatórios, antibióticos, entre outros, sem prescrição médica, por um período longo e inadequado e em uma quantidade maior que a indicada na bula? Se sim, saiba que você poderá ter a curto, médio ou longo prazo problemas medianos ou até mesmo graves a sua saúde, logo, esses medicamentos não têm muita diferença no que tange a questão dos malefícios dos esteroides com relação as mesmas questões (sem prescrição médica, por um período longo e inadequado e em uma quantidade maior que a indicada na bula).
A diferença entre remédio e veneno é a dose.
Consegue agora compreender que a questão principal não são os esteroides, e sim, todas as drogas que existem e que são vendidas nas drogarias. A resposta para muitas questões da vida é: DEPENDE!
Dosagens mais elevadas para fins estéticos e ou alta performance e rendimento nas práticas esportivas
Agora eu vou centralizar o artigo com relação a essas dosagens mais elevadas. Como a maioria já deve saber, muitos atletas profissionais e amadores de diversos esportes utilizam-se de dosagens mais elevadas do que a prescrição da bula para poderem ter uma alta performance no esporte escolhido. Verdade seja dita, a grande maioria dos atletas profissionais de diversas modalidades de força, velocidade, potência e estética corporal (principalmente os melhores) utilizam hormônios dos mais variados. Os que não tomam CERTAMENTE chegam nas últimas colocações, ou seja, se for para realmente competir, não tem outro jeito, somente utilizando-se dos hormônios.
A maioria das confederações de diversos esportes fazem exames antidoping, porém, são sorteados pouquíssimos atletas dentre centenas, ou seja, muitos que utilizam hormônios nem sequer chegam a fazer o exame antidoping.
Falando em esportes, vamos falar do esporte que há mais usuários de hormônios e em quantidades ainda mais elevadas, o fisiculturismo, seja o amador ou o profissional.
Praticamente TODOS os atletas da maioria das categorias utilizam hormônios e em doses mais elevadas. Muitas vezes utilizam uma combinação de 2 ou 3 hormônios simultaneamente. É fisiologicamente impossível ser extremamente forte e ao mesmo tempo extremamente definido sendo natural!
As confederações de fisiculturismo em todo o mundo (inclusive no Brasil) não fazem exames antidoping.
A combinação de 2 ou 3 hormônios em quantidades mais elevadas não necessariamente prejudicam a saúde, pois conforme já foi dito, depende.
Então, caro leitor, caso estiver pensando em fazer uso de hormônios, saiba que há uma série de advertências e precauções a serem tomadas à fim de se evitar prejuízos a sua saúde. Se você está decidido com relação a sua escolha, eu vou lhe esclarecer e conscientizar do modo mais seguro a ser feito.
Medicamentos Off Label, o que é?
Off Label são medicamentos fora das diretrizes das indicações homologadas para aquele fármaco pela Anvisa. Seja porque o seu uso não foi aprovado, seja porque a prescrição do médico diverge com a indicação do uso e ou a dosagem do mesmo segundo a sua bula. No entanto, algumas indicações não são homologadas por estarem sendo estudados seus efeitos e impactos nas pessoas medicadas, ou até mesmo por simplesmente não serem reconhecidas as indicações pela agência regulamentadora até o momento de registro do medicamento. O uso off label de um medicamento é feito por conta e risco do médico que o prescreve. O que é uso off label hoje no Brasil pode vir a ser uso aprovado amanhã, mas, nem sempre isso ocorrerá, ou até mesmo pode ser que o uso já foi aprovado em outros países.
Com relação a maioria dos esteroides anabolizantes, até pouco tempo atrás eles não eram off label, ou seja, eles tinham suas indicações homologadas pela Anvisa e o seu uso era aprovado, logo, eram comercializados nas drogarias. Isto mudou porque muitas pessoas estavam usando muitos hormônios fortes concomitantemente, com dosagens extremamente elevadas e perigosas, e para piorar sem os diversos cuidados que teriam que ter, e com isso, muitas pessoas tiverem problemas graves de saúde. Na continuação deste artigo (Parte 2) contêm todos os diversos cuidados que se deve ter ao fazer uso dos hormônios andrógenos.
O uso de hormônios andrógenos pode causar câncer de próstata?
Com certeza não!
Hoje em dia já temos comprovação científica de que o câncer de próstata está associado a níveis baixos de testosterona e altos de estrogênios nos homens.
De acordo com o cientista Leonard S. Marks, não existe até o momento dados que demonstrem que o uso de hormônios (incluindo a terapia de reposição de testosterona – TRT) ou níveis séricos endógenos de testosterona mais elevados tenham influência na etiologia do câncer de próstata.
Hoje em dia a alegação médica de que hormônios dão câncer não é mais aceitável, pois com diversas evidências científicas que mostram a grande importância da testosterona e de outros hormônios, esta afirmativa errônea tornou-se obsoleta. Mas como vocês já devem saber, médico é uma profissão como qualquer outra, ou seja, existem médicos bons, medíocres (razoáveis) e submedíocres (ruins). Portanto, não se surpreenda caso encontrar algum médico que ainda faz apologia as ideias antigas, pois alguns continuam desconhecendo cegamente a necessidade de atualização dos conceitos.
Quando devo e como recorrer ao uso de Esteroides Anabolizantes?
Primeiramente e obviamente você jamais e em hipótese alguma deve utilizar sem a prescrição e acompanhamento de um médico especializado e capacitado na questão hormonal, ou seja, médico endocrinologista, ou urologista ou da medicina esportiva. Desses o que eu mais recomendo é o médico da Medicina Esportiva, pois esta é uma área da medicina voltada, direcionada e focada exclusivamente para a saúde, alta performance e rendimento nas práticas esportivas. E em 2º lugar saiba que será alto o seu investimento em tudo o que é necessário para utilizar de forma segura.
O médico irá lhe pedir uma série de exames de sangue para averiguar se você realmente poderá utilizar-se de hormônios de forma exógena (externa, de fora para dentro) ou não. Tudo vai depender da sua saúde e das suas taxas hormonais (inclusive da testosterona) que os exames apresentarem.
Os ciclos de hormônios podem ser feitos com hormônios diversos, inclusive a testosterona.
O que é um ciclo de hormônios
Um ciclo de hormônios é um período estabelecido pelo médico que você deverá utilizar-se da aplicação dos hormônios prescritos na receita. Os ciclos são estabelecidos em semanas, sendo geralmente de 6 a 8 semanas, e as aplicações geralmente são de 1 a 3 por semana. Tudo vai depender do tipo de hormônio e se o uso será concomitante com outros simultaneamente.
Há 4 formas de administração receitadas:
- Injeção intramuscular (o mais comum)
- Via oral
- Gel aplicado na pele
- Implante de testosterona subcutâneo (geralmente nas costas)
Como funciona:
Na consulta ele irá averiguar os seus objetivos esportivos e ou de estética. Após ele irá pedir DIVERSOS exames de sangue, aproximadamente 50. Isso mesmo, 50! Pois ele precisará de ver como estão todas as suas taxas:
hormônio (+ de 20), hemograma, glicose, perfil lipídico, proteínas, vitaminas, minerais, sódio, tireoide, fígado, rins, próstata e mais um monte de coisas. Conforme forem os resultados ele poderá lhe prescrever o uso de hormônios ou não.
Esses exames de sangue nos laboratórios mais baratos de São Paulo saem na média de 800,00. Mas já vi alguns laboratórios cobrarem até 1.500,00.
Indico o Laboratório Labi Exames (labiexames.com.br) por ter o melhor preço de exames laboratoriais de São Paulo.
Caso ele libere você utilizar-se de hormônios você fará um ciclo de apenas 1 hormônio (provavelmente testosterona), baixa potência e uma dosagem também baixa com a duração média de 6 semanas. Provavelmente será prescrito o Deposteron (Cipionato de Testosterona), pois, atualmente é um dos poucos que ainda são vendidos nas farmácias do Brasil, sendo que a grande maioria dos tipos de testosterona e dos demais esteroides tiveram as suas vendas proibidas pela Anvisa.
Por ser o seu primeiro ciclo, deve-se seguir esses critérios acima (1 hormônio/baixa potência/dosagem baixa) afim de não prejudicar a sua saúde e ver como o seu corpo reage durante e após o ciclo.
Benefícios do ciclo de esteroides
Principalmente após a 3ª semana você notará diversos benefícios do uso da testosterona. Seguem eles:
- Ganho de força
- Ganho de resistência
- Ganho de massa muscular rapidamente
- Ganho de potência
- Favorece a definição muscular
- Ajuda a melhorar a disposição para treinar
- Amplia a capacidade de cura do sistema imune depois de cada treino
- Pode ajudar pessoas com dificuldades em produzir espermatozoides
- Aumento da libido, ereção peniana e melhora no desempenho sexual
- Redução da gordura corporal
- Equilibra a pressão arterial
- Aumento do bem estar
- Menor risco de reação inflamatória corporal
- Menor risco de doença vascular cardíaca
- Redução da predisposição à obesidade visceral (gordura intra-abdominal que é muito perigosa para risco de infarto)
- Aumento da concentração para o trabalho
- Aumento da densidade óssea
- Melhora a capacidade de concentração
18 benefícios! Está bom para você?
Conforme podem ver, os benefícios são muitíssimos.
Mas, nem tudo são flores e não existe almoço grátis. Também tem os efeitos adversos (efeitos colaterais indesejados).
Logo mais na continuação deste artigo (Parte 2) eu vou escrevê-los.
Não deixem de ler a continuação, pois além dos efeitos adversos, tem diversos outros subtemas super interessantes e importantíssimos.
Subtemas do artigo Parte 2:
- Medicamentos protetores durante o ciclo
- Suplementos importantes durante o ciclo
- Outras precauções e recomendações
- Efeitos Colaterais
- Fator de perigo dos esteroides
- Esteroides Anabolizantes fazem milagre?
- Abuso de esteroides anabolizantes
- Qual é o valor do investimento para um primeiro ciclo de hormônios de forma segura
- O que eu e muitos especialistas no assunto pensam e acreditam com relação ao uso de esteroides
Autor: Equipe de redação da empresa Dan Champions
Para ler a parte 2 deste artigo, CLIQUE AQUI!
Até aqui esse artigo está sensacional! Rico em detalhes e esclarecimentos! Agora eu vou ler a Parte 2.