Vejo que temos no Brasil e no mundo muita divulgação sobre os benefícios dos exercícios físicos, boa alimentação e suplementação, porém, a questão mais importante de todas não é muito sabida, observada, e muito menos investigada a fundo, ou seja, o autoconhecimento emocional. Ele é o pilar mais importante no que se refere ao poder de decisão em tomar uma iniciativa para começar essas boas práticas saudáveis.
Exemplo disso, é muito comum as pessoas não iniciarem os exercícios físicos ou começarem e pararem em algumas semanas (mesmo que elas tenham pago o valor anual), pois somente o mental delas (força de vontade) foi colocado à prova, sendo que o que estabelece e solidifica uma mudança comportamental é somente o emocional através do autoconhecimento. Essa é a chave! Pois nas nossas vidas sempre temos escolhas, apesar de muitas vezes não parecer. Ou seja, você pode escolher mudar pelo amor ou pela dor. Meu objetivo para com todos é promover mudanças comportamentais através do amor. Para tal irei propagar o máximo possível o meu conhecimento com todos vocês, para que esse mundo muito melhor chegue o mais rápido possível.

A partir do momento que tomamos as rédeas e o controle de nossas vidas, ou seja, façamos boas escolhas ou até mesmo más, pois aprendemos com as mesmas, isso acaba sendo muito mais inteligente, eficaz, produtivo e prazeroso na relação “tempo-benefício”. Vou dar um bom exemplo disso.
Você está há 20 anos com hábitos alimentares ruins, sedentarismo e saúde física e emocional abaladas como um todo e não faz absolutamente nada para mudar este quadro. Passam-se 5 anos e a sua saúde se agrava ainda mais, e o médico diz para você que se não mudar imediatamente os seus hábitos ruins, irás morrer dentro de 1 ou 2 anos. Sendo assim, à partir daí você muda rápida e incrivelmente os hábitos ruins que tinha, ou seja, você acaba mudando pela “dor”!
A pergunta que eu lhe faço é, não teria sido melhor ter mudado os seus hábitos ruins há 20, 15 ou pelo menos 10 anos atrás? Ou seja, ter mudado por “amor” ao invés da “dor”? Com certeza teria sido muito melhor, pois o nosso bem mais precioso é o TEMPO! Pois com ele não dá para negociar, ele é uma das poucas coisas que não podemos mudar em nossas vidas. Ele é irreversível e inexorável. Ou seja, se é possível viver 100, 120 anos, porque então OPTAR por morrer aos 30 ou 40 anos e sem qualidade de vida?
Optar!? Exatamente! Na maioria das vezes de uma forma geral viver e morrer são opções, tristezas e alegrias também, assim como o sucesso e fracasso.

O poder de decisão e atitudes são muito essenciais para manter a saúde física, mental, emocional e até mesmo espiritual.

Muitas pessoas não sabem, mas, muitos dos bloqueios, traumas, medo, insegurança, baixa autoestima, ansiedade, frustações e dezenas de outras coisas que nós temos presentes em nossa vida adulta são reflexos de experiências e vivências não bem aceitas ou compreendidas por nós desde quando estivemos na barriga de nossa mãe, e também na infância e adolescência. As nossas relações interpessoais e o meio onde vivemos podem gerar diversos problemas emocionais e também físicos na vida adulta. É preciso ter autoconhecimento para compreendermos porque somos, pensamos e agimos de determinados modos, pois muitos deles nos geram a infelicidade, angústia, raiva, medo, ansiedade, frustação e incapacidade de hoje em dia. Á partir desse autoconhecimento teremos todas as ferramentas necessárias para melhorarmos e ou mudarmos qualquer coisa em nossas vidas em todos os pilares, sejam eles profissionais, familiares, sociais e amorosos.

Talvez algumas pessoas se perguntem…
“E o que esse texto tem a ver com musculação/esportes, nutrição, etc?”
A resposta é: Tudo! Você pode OPTAR por ter um corpo incrível, forte, resistente, lindo e saudável. Depende EXCLUSIVAMENTE de você!
“Ah Dan, mas, isso depende muito da genética…”
Errado! A genética também tem uma parcela de colaboração no nosso físico, não podemos negar, mas, ela não representa nem mesmo 30% do todo. Existem outras coisas mais importantes e que fazem a diferença mais do que a genética, como disciplina, foco, comprometimento, determinação, gana, dedicação, resiliência, superação e amor. Eu posso garantir à todos que aplicando tudo isso na musculação ou qualquer outro esporte os resultados certamente serão muito favoráveis e com os objetivos conquistados. Dependendo da sua genética, talvez você não fique igual ao Ronnie Coleman, mas, certamente terá um físico incrível e surpreendente!
Com relação as outras coisas mais importantes e que fazem a diferença na musculação, saibam que na verdade devemos aplicar isso em TUDO nas nossas vidas. Seja na esfera profissional, familiar, relacionamentos sociais e amorosos.
A maioria das pessoas levam a vida no “piloto automático”, e isso vai no caminho contrário do poder de decisão, das atitudes, conquistas, realizações, mudanças de vida positivas, felicidade e amor.

“Ah Dan, mas, eu tentei diversas vezes promover mudanças positivas em minha vida, mas, não consegui. Não é uma tarefa fácil.”
E quem disse que é uma tarefa fácil e que você obrigatoriamente tem que fazê-la sozinho?
Exatamente por isso que existem dezenas de terapias em todo o mundo, tais como a Psicoterapia, Hipnoterapia, Terapia Transpessoal, Gestalt Terapia, Terapia Quântica, Mindfulness, Barras de Access, Reiki, Constelação Familiar, Biofeedback, Florais de Bach e Saint Germain, ente outras (brevemente farei um artigo sobre as terapias não tão populares, mas, muito eficazes).
Todos nós precisamos de terapias, mas, muitas vezes por ignorância acreditamos que somente ou “loucos” precisam. Antes que alguém se sinta ofendido, a palavra “ignorante” tem a sua origem no latim, pelo vocabulário IGNORANTIA, que é um derivado de IGNORARE, cujo significado é “não saber”. Esta palavra latina é composta por IN, “não” e GANRUS, “aquele que domina um tópico ou assunto, sabedor”. Obviamente “ignorante” também tem a mesma origem.
Eu mesmo sou ignorante em dezenas de assuntos, como por exemplo engenharia civil, artes plásticas, desenho industrial, agronegócios, entre outros. Não sei quase nada sobre esses.
Eu costumo brincar com meus amigos que com exceção de Gandhi, Osho, Chico Xavier e mais meia dúzia de personalidades no mundo, todos nós precisamos de terapias nessa era Pós-moderna.

Conclusão: Você quer ser um frango na academia/esporte? Pior que ser um frango na academia é ser um frango na vida.
Bom, partindo do pressuposto de que você com certeza não quer ser um frango, eu digo à você “ARREGASSE AS MANGAS E MÃOS A OBRA!”
Saia da zona de conforto! Não espere o amanhã, a semana que vem, ano que vem, faça agora! Mexa-se, tome decisões e atitudes agora! Busque ajuda agora! Você é o capitão de sua vida. Viva o presente e não o passado e o futuro, pois o futuro é agora. O presente é AGORA. Por isso que “o presente” tem esse nome.
Glória e sucesso a todos!

Por Dan Torres


    Quero ser avisado por e-mail sempre que postarem novos artigos no site

    Deixe um comentário