Prazer em NÃO conhecê-la morte. Exato! Não a quero conhecer, pelo menos por agora, e sim, futuramente. Alias, ta aí uma coisa que mesmo que não queremos conhecer, seremos obrigados a tal, mas, quanto mais pudermos prorrogar esse nosso encontro, melhor. E quando a conhecer não poderei dizer-lhe que estou tendo um imenso prazer nisto, já que você quase sempre vem acompanhada com a sua grande amiga Dor.
Muitas pessoas dizem que sabem o que você é, mas, na verdade ninguém sabe, isto é algo impossível, pois somente é possível saber quando nos levaste, ou melhor, na verdade não saberemos nem mesmo quando vier nos buscar, pois, exatamente nesta hora estaremos inconscientes, ou seja, apenas poderemos apenas conhecê-la de forma inconsciente, mas, não saber quem você realmente és.
Mas eu não vim aqui para criticá-la, muito pelo contrário, tenho somente elogios a você, pois és incrível. Então vamos lá.
Você é a coisa mais importante que existe para valorizarmos muito as nossas vidas, pois somente através de você que conseguiremos ter uma incrível vida alegra, feliz e plena, pois, se vivêssemos sem a possibilidade de nos encontrarmos, JAMAIS seríamos felizes. Exatamente por temê-la é que a vida tem um propósito, mais leveza, cor, brilho e graça. Imagine como seria horrível uma vida eterna. Seria a coisa mais monótona, apagada e angustiante do mundo. E provavelmente não existiriam uma série de grandes sentimentos que conhecemos, como por exemplo, o amor. O que seria do amor sem você? Afinal de contas, o sentimento de amor é a razão do nosso viver, sem ele, não haveria porque de termos vida, até mesmo porque amar é viver!
As pessoas vivem a vida de forma inconsciente acreditando que irão viver para sempre, ou seja, como se a vida nunca fosse findar-se. Elas quase nunca estão vivendo o presente, pois quase sempre estão pensando no futuro, e com isso não vivem nem o presente e nem o futuro, pois quando o amanhã chega, já não é futuro, e sim, presente. Elas acabam esquecendo que o que realmente importa é o aqui e o agora. Não tem como viver o futuro, somente o presente. Todos acreditam ser o Highlander. Elas estão sempre pensando em chegar ao cume da montanha, esquecendo que o que realmente importa é o caminho percorrido até lá.
Muitos acreditam que o inferno vem após conhecê-la, mas, na verdade o inferno seria a vida eterna. Imagine ficarmos aprisionados, acorrentados neste planeta por toda a eternidade. Imagine convivermos por infinitos centilhões de anos eternos se relacionando com as mesmas pessoas, mesmos lugares.
Folcloricamente muitos a veem e desenham-na como sendo uma caveira assustadora, com uma imensa foice e com uma roupa mortuária de cor preta. Acho isso super injusto contigo, pois, você nos traz muito valor a vida, assim como também alegrias e felicidades, portanto, não faz jus a ti. Por isso que eu a vejo de uma forma totalmente diferente. Eu a vejo como uma linda mulher jovem de pele e olhos claros, cabelos loiros cacheados, vestido longo branco e lindas flores na mão. Pois o seu propósito para conosco é de trazer muita luz as nossas vidas, e não uma sombra negra como muitos pensam. A sua luz faz-nos ter uma vida grande, e não pequena ou medíocre. Mas, fique tranquila, vou fazer o possível para melhorar e muito a sua imagem. Brevemente criarei um lindo desenho de ti. Creio que irá gostar.
A grande maioria das pessoas têm de você uma visão linear de que és apenas o fim da vida, sendo que na verdade, não és apenas isto. És também o princípio e a essência da vida, pois, logo no primeiro segundo que nasce um ser humano inicia-se assim, sua vida. Logo também inicia-se o processo de morte, ficando nós cada vez mais próximo de ti em uma imensa contagem regressiva.
Eu acho bonito, porém, engraçado o cântico de aniversário que no final tem a seguinte frase: “…muitos anos de vida”. Porém, fazendo uma análise mais fria, calculista e lógica, na verdade no aniversário são MENOS anos de vida que nos resta, pois quanto mais fazemos aniversário, mais próximos ficamos da morte e não da vida. O dia em que ficamos mais distante da morte é no dia de nosso nascimento.
Nada contra a aniversários, eu mesmo adoro e sempre os comemoro. Apenas como pensador que sou, tenho que ver as coisas de outros ângulos.
Confesso-lhe que algumas vezes em minha vida eu também a temi, porém hoje em dia, muito menos. Apenas a temo um pouco, não somente nos momentos ruins como quando já estive doente, mas, também nos bons e grandes momentos, pois quando estou irradiante de alegria e felicidade, às vezes lembro-me de ti e penso: “Nossa, neste momento estou eufórico e flutuando de alegria. Não queria que esse momento ímpar acabasse nunca de tão incrível que és”. Porém, no momento seguinte eu penso: “Mas eu estou me sentindo assim também pelo fato de você existir, ou seja, graças também a ti eu tenho esses momentos, logo, és desnecessário temê-la e ou não querer conhecê-la nunca.”
Querida morte, sabes que a sua reputação para a grande maioria de nós seres humanos não é muito boa, ou melhor, nada boa, mas, não se preocupe quanto a isto, pois eu vou desde agora me comprometer a espalhar para os quatro cantos deste mundo esse nosso monólogo. Todos saberão o seu valor e o quanto és importante para a vida de todos nós. Quem sabe até mesmo futuramente você seja enaltecida e louvada por nós. Me esforçarei para tal.
Foi um imenso prazer monologar sobre ti.
Tchau, até mais! Ou melhor, adeus!
Por: Dan Torres