Segundo diversos estudos, foi identificado que o número de desistência dos alunos matriculados em diversas academias é muito alto, preocupante e alarmante.
Em diversos estudos feitos no Brasil foi constatado que a procura por exercícios físicos em academias é alta, ou seja, esse não seria o problema, e sim, a solução, porém, o verdadeiro problema é a permanência dos alunos, pois na média de 70% deles abandonam os exercícios físicos até o terceiro mês. E um número baixíssimo e assustador continuam nos treinos por mais de 12 meses, ou seja, apenas 4% (na média). Logo, de 100 alunos matriculados, apenas 4 continuam por mais de 1 ano. São realmente números inacreditáveis, ainda mais levando em consideração que os exercícios físicos juntamente com uma boa alimentação, boa ingestão de água, sono de qualidade, etc, estão entre as coisas mais importantes da vida de um ser humano. Afinal de contas, você conhece algo mais importante que saúde, qualidade de vida e longevidade?
O que podemos concluir com isto é que mais importante que o número de pessoas matriculadas em academias é a permanência das mesmas. Pois alguns meses de exercícios físicos não são suficientes para se ter os reais e sólidos benefícios dos mesmos no que tange à saúde, qualidade de vida e longevidade. Desse modo é importante e indispensável a continuidade da prática dos exercícios físicos.
Muitas dessas pessoas que inicialmente demonstraram interesse na adesão aos exercícios físicos, logo depois de algumas semanas ou poucos meses perderam o interesse.
Motivos
Segundo estudos que fiz, diversos são os motivos que fazem com que os alunos desistam dos exercícios físicos, porém, a grande maioria desses motivos se resumem a questão psicoemocional, pois a nossa mente subconsciente é responsável por 95% da nossa capacidade de processamento neural, enquanto o consciente somente por 5%.
A maioria dessas pessoas que tomaram a iniciativa de fazer uma adesão à um plano de academia, usaram apenas a mente consciente, que é responsável pela parte lógica, analítica, racional, força de vontade e memória de curto prazo. Ou seja, força de vontade não garante a continuidade e boa frequência dos alunos nas academias, pois o nosso subconsciente é responsável pela emoção, hábitos, ociosidade, memória de longo prazo e autopreservação. Logo, só mudamos nossos hábitos quando mudamos a emoção associada a este hábito.
Vou agora dar 3 exemplos de motivos que fazem com que os alunos desistam dos exercícios físicos:
1-A demora em alcançar resultados visíveis, ou seja, isso nos remete a certeza de que o aluno tem pressa, e a mesma é resultado do imediatismo típico do nosso tempo. Logo, conforme havíamos falado anteriormente, quase sempre os motivos de desistência estão ligados a questão psicoemocional, pois imediatismo é igual a emoção de ansiedade.
2-Quando um aluno iniciante de academia que é obeso ou muito magro começa a praticar os exercícios físicos e observa que a maioria dos praticantes estão com uma boa ou pelo menos razoável estética corporal, e devido a isso, esse iniciante conscientemente e ou subconscientemente começa a se comparar com os demais, e essa comparação o leva ao sentimento de vergonha, inferioridade, incapacidade e rejeição. Se tudo isso são sentimentos, logo, mais uma vez caímos na questão psicoemocional. O simples ato de se comparar aos demais o levou a incríveis QUATRO sentimentos ruins.
3-Muitas pessoas que não iniciam ou desistem dos exercícios físicos costumam alegar que o motivo é a falta de tempo.
Será que essa alegação é realmente uma justificativa ou uma desculpa?
Vamos então descobrir!
Geralmente (90% dos casos) não é a falta de tempo, pois o tempo é igual para todos. Todos os seres humanos obtêm 24 horas por dia. Isso nos leva a chegar a certeza e a conclusão de que é apenas uma questão de prioridade. Tudo na vida são escolhas e prioridades.
Essa mesma pessoa que não iniciou e ou desistiu dos exercícios físicos alegando que não tem tempo utiliza na média de 3 a 4 horas por dia em redes sociais (Instagram, Facebook, WhatsApp), YouTube, Netflix, entre outros.
Percebem que a falta de iniciativa e ou afastamento dessa pessoa com relação aos exercícios físicos não é devido a uma questão de tempo, e sim, que a mesma prioriza essas outras atividades. Muito provavelmente essa escolha subconsciente de trocar a saúde, qualidade de vida e longevidade pelo uso excessivo das redes sociais é devido ao sentimento de grande carência afetiva que essa pessoa tem. Ela acredita que esses artifícios supérfluos irão preencher esse vazio da vida delas. E o pior de tudo é que isso acaba se tornando um ciclo vicioso com a grande tendência de piorar cada vez mais. Ela tenta de todos os modos e todos os dias evitar a solidão, mas, não consegue e nunca irá conseguir através desses hábitos, pois o que faz com que nós fiquemos mal com a solidão é a falta de autoconhecimento. Na verdade a solidão e a solitude são processos emocionais importantes, essenciais e indispensáveis no que tange ao autoconhecimento e plenitude de vida.
Pessoas que mais utilizam redes sociais são as que mais sofrem de carência afetiva e solidão, mas, não somente, esse excesso também pode causar tristeza, inveja, excesso de estresse, ansiedade ou depressão. E para finalizar, logo após um tempo em que a pessoa deixou de ir a academia praticar os exercícios físicos vêm mais um grande sentimento ruim, que é o de culpa.
Mais uma vez caímos na questão psicoemocional.
Eu poderia dar mais exemplos, mas, acredito que esses já são mais que suficientes para demonstrar que a grande maioria dos motivos de sedentarismo e ou desistência dos exercícios físicos se resumem a questão psicoemocional. Esses mesmos motivos fizeram com que eu me especializasse nessa questão psicoemocional voltada aos esportes e também criado o site Dan Champions.
Projeto
Eu elaborei um projeto que irei lançar em 2021 que será destinado inicialmente para algumas academias. Esse projeto tem como objetivo central resolver essa questão da alta desistência de alunos iniciantes nas academias.
Nesse projeto, assim que o aluno se matricular na academia, iremos (eu e minha equipe) identificar qual é a motivação e os objetivos que o levaram para tal, e a partir daí conforme for identificar também o por que dele ter tido uma vida sedentária e ou ter iniciado e desistido dos exercícios físicos em pouco tempo, ou seja, devemos atacar a raiz do problema, logo, devemos ir atrás da cura e não apenas da remediação.
A partir desses dados continuaremos com a nossa metodologia e acompanhamento do aluno para evitar a desistência do mesmo principalmente nos primeiros 3/6 meses, pois geralmente é a partir desse período que o aluno passa a desenvolver um maior prazer em ir à academia e realizar exercícios físicos, e com isso será mais difícil a desistência da prática.
Objetivos específicos do projeto:
- Colaborar com a melhora e ou manutenção da saúde da população e consequentemente com a sua qualidade de vida e longevidade.
- Aumentar a adesão e o número de praticantes de exercícios físicos em academias
- Colaborar para que o aluno tenha a consciência da importância da iniciação e continuidade regular da prática de exercícios físicos em sua vida, assim como também dos imensos benefícios para o mesmo
- Reduzir consideravelmente o número de desistência desses mesmos alunos
- Colaborar com um maior retorno financeiro dessas academias no que tange ao número de alunos matriculados e principalmente a permanência desses mesmos
Esses e muitos outros objetivos e metodologias farão parte da Assessoria Esportiva Dan Champions que será lançada em 2021
Autor: Dan Torres