Observo que geralmente a grande maioria das pessoas não dão o seu melhor em diversos âmbitos da vida, pois devido a diversos fatores elas se contentam com o razoável e muitas vezes até mesmo com o ruim, e em momentos mais inspiradores com o bom.

Fatores psicológicos que são construídos à partir da educação, meio em que vive, experiências e vivências sociais, familiares e profissionais, moldam a personalidade e caráter de todos nós. Neste artigo eu não vou entrar em detalhes com relação à esses fatores psicológicos, fica para um próximo que escreverei sobre psicologia comportamental.

Foto: conhecimentosdopai.com.br

Seja o melhor de si…
Não apenas para os outros, mas, também e principalmente para si mesmo. Digo isso porque a grande maioria das pessoas vendem uma imagem falsa do “melhor de si”, ou seja, elas demonstram para todos o que não são, o que não pensam e o que não sentem. Um bom exemplo disso são as redes sociais. As pessoas mostram posses, títulos e status que não têm, mostram e pregam pensamentos que não têm (hipocrisia) e mostram uma alegria e felicidade infinita e eterna, sendo que muitas vezes elas estão com sentimentos opostos a esses. Elas querem demonstrar uma vida perfeita que não existe para nenhum ser humano.Por falar em perfeição, vamos entender um pouco mais sobre esta palavra. Perfeição vêm do latim “perfectum”, e quer dizer feito até o fim, ou seja, no caso do ser humano ele somente poderá ser perfeito quando morrer, ou seja, no fim. Por isso nunca devemos dizer ou acreditar que uma pessoa é perfeita ou nós mesmos, porém, podemos e devemos buscar a “perfectibilidade”, ou seja, buscar ser o melhor de si a cada dia e sempre. Buscar o melhor de si nas suas ações, pensamentos, dizeres, ou seja, no seu caráter.

Ao contrário do que muitas pessoas acreditam que o caráter apenas se molda na infância, juventude e vida adulta e não têm como voltar atrás, digo-lhes que assim como o mesmo é moldado nestas fases, ele poderá ser remoldado, ou seja, moldado novamente. Em outras palavras todo ser humano pode mudar e melhorar o seu caráter à partir de um novo molde. Enfim, podemos ser uma pessoa melhor independente do caráter atual que temos. Isso depende somente e exclusivamente de nós. Não vou lhes dizer que é uma tarefa fácil, até mesmo porque se fosse fácil quase não haveria pessoas de mau caráter no mundo. Ser o melhor de si (caráter) é uma tarefa constante de transformação diária até o fim de nossas vidas, porém, é possível através de pequenas ações de cada dia. Sempre ao acordarmos é uma grande oportunidade para buscarmos conquistar sermos pessoas melhores dando sempre o melhor de nós. Coloque a melhora do seu caráter como projeto de vida, deste modo, a conquista é certa, apesar da dificuldade. É um desafio. Você lutará para ser uma pessoa melhor e será derrotado muitas vezes, porém, tudo vale a pena quando a alma não é pequena. A vitória é diária e gradativa.

Também devemos incluir o nosso “eu” na ética. Tudo o que acontece, somente acontece passando por nós e temos responsabilidade sobre quase tudo. Você é responsável pela sua vida, sua esposa, sua família, seus amigos, seu trabalho, sua renda e seu corpo. Você não poderás jogar essa responsabilidade para as outras pessoas, Deus, destino, karma, sorte ou azar.

Nós temos no Brasil uma grande tradição em tirarmos o “eu” da história, muitos de nós não assume que fazemos parte da mesma, e utilizamos frases como “o brasileiro não sabe votar”. Mas muitos de nós em alguns momentos votamos em candidatos que ganham as eleições e exercem um trabalho ruim e ou corrupto, ou seja, também tivemos a participação e responsabilidade na eleição do mesmo.
Ou a frase “o brasileiro no trânsito é muito estressado”. Mas e as diversas vezes em que apertamos a buzina demasiadamente e ou xingamos (mesmo que os vidros do seu carro estejam fechados) de todos os nomes a pessoa que nos fechou, não nos deu a preferência ou algo parecido?
Somos santos? Acredito que não. Devemos nos conscientizar do nosso “eu” dentro da ética.

Você não tem controle sobre tudo e muito menos sobre todos. Na verdade não temos controle sobre nada. O único controle que você realmente têm é de si mesmo. Controle suas atitudes, palavras e pensamentos.

Deveras ser o piloto de sua vida e não o passageiro. A vida e as pessoas de grande sabedoria lhe dão um incrível presente que se chama GPS, ou seja, lhe dão o caminho para se chegar ao destino, mas, cabe a você, somente a você e mais ninguém seguir este caminho. Nada e nem ninguém poderá girar o volante da sua vida. Assuma esta grandíssima e maravilhosa responsabilidade.


Seja a melhor versão de si mesmo. Seja o protagonista de sua história. Tudo que fazemos com o coração e a alma o resultado sai diferente e melhor. Não faça apenas o possível. Dê e seja o melhor de si.



Este é o primeiro artigo de um total de seis da série: “Seja o melhor de si”.
Veja os demais clicando “aqui”


Por: Dan Torres


    Quero ser avisado por e-mail sempre que postarem novos artigos no site