Vou começar esse artigo com a seguinte pergunta: “Qual é a coisa mais importante da vida de todos os seres?”
É a nossa própria vida. E não tem como falar de vida sem falar do corpo que a conduz. Parece que é uma coisa muito óbvia, mas, apenas na teoria, pois geralmente na prática é bem diferente.

O nosso corpo é o nosso templo. É o bem mais precioso que existe e que Deus nos deu, ou para os ateus e agnósticos, a natureza. Logo, devemos cuidar dele da melhor forma possível. Porque então a maioria das pessoas não agem como tal?

Vou lhes fazer mais uma pergunta: “Quer ter uma longevidade com saúde e qualidade de vida chegando aos 90, 100 anos?” Parece mais uma pergunta óbvia, mas, infelizmente também não és na prática.

Apesar de ser importante e imprescindível cuidar bem de si mesmo, muitas pessoas colocam outras coisas como prioridade. A prioridade de muitos pode ser o trabalho, os estudos, o cônjuge/namorado, familiares, amigos ou colegas. Não que tudo isso não seja importante, muito pelo contrário, são extremamente importantes na vida de todos nós (pelo menos deveria), mas, nada és mais importante do que o nosso corpo.
Primeiro devemos nos cuidar, para assim depois, dos outros. É aquela famosa situação de quando o avião está em turbulência e caem as máscaras com oxigênio, e alguns dos passageiros estão com seus filhos pequenos ao lado, e invés de primeiramente colocarem as máscaras em si, acabam por muitas vezes colocando nos filhos, o que sabemos que é errado.

Quando falamos em prioridades, há casos ainda piores, pessoas que colocam outras coisas não muito importantes como prioridade, como por exemplo, o Instagram, Facebook, Youtube, Netflix, novelas, hamburguerias, barzinhos, baladas, churrascos, etc. Você pode fazer tudo isso caso queira, mas, não sem antes colocar os cuidados com o seu corpo em primeiro lugar.

O nosso corpo é sagrado mais do que qualquer coisa. É a prioridade das prioridades. É o nosso bem maior. Cuide, zele, alimente, policie, admire, contemple, enalteça-o, dedique-se e ame-o. Portanto:

– Alimente-se de forma saudável

– Utilize suplementos alimentares se necessário

– Beba bastante água

– Não seja sedentário, pratique exercícios físicos/esportes

– Evite o consumo de álcool em excesso

– Não fume

– Não utilize drogas ilícitas

– Evite utilizar remédios de forma desnecessária e muito menos sem prescrição médica

– Não se envolva em brigas

– Não trabalhe em excesso

– Não pratique exercícios físicos/esportes em excesso (vigorexia)

– Descanse adequadamente

– Evite a raiva, tristeza, stress, mágoa, rancor, angústia e ansiedade

– Cuide de sua energia, seu mental, emocional e espiritual


Foto: Meu acervo pessoal

Bora viver 90, 100 anos com saúde e qualidade de vida?
Dê o melhor de si com o seu corpo.

Este é um dos artigos de um total de seis da série: “Seja o melhor de si”.
Veja os demais clicando “aqui”


Por: Dan Torres


    Quero ser avisado por e-mail sempre que postarem novos artigos no site