Deus lhe deu uma grande benção e presente que se chama, família.
Não seja um pai ou mãe ausente com os seus filhos, assim como também com os demais familiares, pois o 2º bem mais precioso que um ser humano pode ter é a família, e o 1º somos nós mesmos.

Saiba valorizar seus familiares, você nunca sabe quando vai sentir a falta deles. Se você der tudo e não der amor, você não estará dando nada. O melhor presente do mundo não substitui a sua presença.

Há vários motivos que fazem as pessoas se distanciarem dos seus familiares, principalmente os filhos. Uma delas e talvez a principal seja o trabalho em excesso.
Em um mundo cada vez mais competitivo no trabalho e muito mal administrado com relação ao tempo, o que ocorre com frequência é muitas pessoas trabalharem 10, 12 horas por dia. Isso sem contar os workaholics que chegam a trabalhar até 14, 16 horas por dia. E para piorar ainda mais, muitos também trabalham todos os dias, inclusive Domingos e Feriados.

E isto não é nada inteligente, pois além dessa questão do distanciamento dos familiares, perdem a sua saúde para ganhar dinheiro, e em seguida perdem o dinheiro para recuperar sua saúde. Percebes que essa conta não fecha!?

A grande maioria das pessoas pensam ansiosamente sobre o futuro e se esquecem de viver o presente, de tal forma que não vivem nem o presente e nem o futuro. Elas vivem suas vidas como se nunca fossem morrer, e morrem como se nunca tivessem vivido.

A vida é curta, e a maior parte das nossas ações de hoje serão as definições das ações do nosso amanhã.
Família é o propósito maior de nossas vidas. É simplesmente o sonho que somos capazes de realizar.


Foto: br.freepik.com

Infelizmente essa história de trabalho em excesso todos nós já conhecemos bem, ou seja, durante anos ou até mesmo décadas um pai ou mãe de família trabalha em excesso, não acompanha o filho crescer, o mesmo acaba ficando triste e revoltado com isso ou até mesmo tendo depressão, e isso irá gerar inúmeras discussões e desentendimentos entre os dois. Isso sem contar que isso gera na criança grandes traumas que a acompanham até a fase adulta e muitas vezes até o fim da vida.
Esses traumas moldam negativamente a personalidade e caráter do ser.

Neste artigo eu não irei entrar em detalhes com relação à como ocorre e as consequências de todos esses processos traumáticos, mas, posso adiantar e dizer-lhes com absoluta certeza que o que somos hoje em grande parte é devido ao nosso relacionamento interfamiliar, principalmente com os pais, desde em que estivemos na barriga de nossas mães.

Se hoje em dia você têm muito medo, ansiedade, insegurança, raiva, ódio, baixa alto-estima, timidez, introversão, dificuldade nos relacionamentos interpessoais e amorosos, rebeldia, agressividade, intolerância, apatia, antipatia, vícios em drogas, álcool, jogos, e dezenas de outros traços de personalidade e caráter, pode ter certeza que uma boa parte de tudo que és, pensas, falas e ages é devido à esses traumas.

Existem diversos tratamentos psicológicos que podem ajudar a criança ou até mesmo o adulto a se desvencilhar desses traumas, para assim poderem ser uma pessoa melhor. Conheço diversas boas terapias, mas, a que eu mais indico para esse tipo de trauma entre outros é a hipnoterapia.

Foto: oitomeia.com.br

Voltando para o tema do título, seja o melhor de si na sua família. Independente se precisará de ajuda profissional, comece já a fazer a sua parte. Não espere chegar aos 40 ou 50 anos e se arrepender amargamente disto e tentar remediar o irrevogável e inexorável fato de ter sido um pai ou mãe ausente, pois poderá ser tarde demais.

Trocar o trabalho pela família definitivamente não é uma atitude correta, inteligente, sensata e justa. Dê valor a um bem muito mais precioso que o seu trabalho que é a sua família.

É possível trabalhar apenas 5 dias na semana e 8 horas por dia ou menos e ser um profissional de sucesso e estável financeiramente (confira aqui no site o artigo “O melhor de si no trabalho”).

Ouço muitas pessoas falarem que não têm tempo para isso ou para aquilo, sendo que na verdade o que elas não têm é prioridade para diversas coisas extremamente importantes. O tempo é igual para todos. São 24 horas para as pessoas de baixa renda, média e alta. O que muda apenas são as prioridades.
Por exemplo, a pessoa diz que não tem tempo para passear com os filhos, o cônjuge, cachorro, praticar atividades físicas, se alimentar com qualidade, ler um bom livro, caminhar em meio a natureza, etc, etc, etc, mas, ela tem tempo para ficar umas 4 ou 5 horas por dia no WhatsApp, Instagram, Facebook, ou assistir 3 ou 4 capítulos de séries do Netflix ou as novelas das 18:00, 19:00 e 21:00.

Foto: psicologosberrini.com.br

Percebes que algo está errado? Ou seja, elas têm tempo para fazer diversas coisas extremamente importantes, porém, elas não colocam essas mesmas como prioridade. Nada contra ao WhatsApp, redes sociais, séries, ou novelas, mas, tudo que é em excesso não é sadio, assim como também ocorre com a escassez, ou seja, cuidar, orientar, participar e dar atenção e carinho em escassez aos familiares, principalmente os filhos, também não é nada sadio nem para ti mesmo e muito menos para com ele.

Foto: medium.com

Um dos maiores segredos da vida plena e que na verdade não és, é o equilíbrio. Equilíbrio em tudo, absolutamente em tudo.

Nossos familiares são como flores, você deve regá-los, podá-los e dar atenção à eles, pois assim como a flor, os sentimentos também morrem.
Não seja apenas mais um pai ou mãe ausente para seu filho e para os demais familiares, seja o melhor pai ou parente que puderas ser, dê o melhor de si.


Foto: melhorcomsaude.com.br

Não deixe este tesouro que é a família escapar de suas mãos. Quando você chegar lá na frente e olhar para trás, irá se orgulhar de si mesmo. Pois através das boas e grandes atitudes para com seus familiares verás que obteve e proporcionou as necessidades que todo ser humano precisa, que é ser aceito, reconhecido, valorizado, importante, útil, acolhido e protegido, ou seja, ser amado. Primeiramente ame-se, e depois ame para ser amado.
Dê o melhor de si na família.

Este é um dos artigos de um total de seis da série: “Seja o melhor de si”.
Veja os demais clicando “aqui”


Por: Dan Torres


    Quero ser avisado por e-mail sempre que postarem novos artigos no site