Foto: anabolizantebr.com.br

Vamos agora falar de um tema extremamente importante para quem faz uso de esteroides anabolizantes ou pró-hormonais, que é a TPC.
Muitas pessoas pensam ou veem a TPC como uma fase muito a parte dos ciclos de esteroides, mas, na verdade ela faz parte e compõe o ciclo,  ela é a segunda fase de um ciclo, afinal de contas, o nome já evidencia isto, “Terapia Pós Ciclo”.

Devido a sua grande importância, não tem como pensar em fazer ciclo e não fazer a TPC em seguida. É a mesma coisa que pensar em pudim de leite condensado, sem o leite condensado.

Após o ciclo de esteroides ou pró-hormonais

Foto: orionlab.com.br

Nos artigos anteriores (“A verdade sobre os Esteroides Anabolizantes que ninguém nunca te contou – Parte 1 e 2”) falou-se muito sobre os diversos cuidados que se deve ter durante o ciclo, incluindo diversos exames de sangue (uns 50 no total). Na TPC não poderia ser diferente.

3 a 5 dias (na média dependendo do esteroide) após a última dose do ciclo faz-se necessário uma nova bateria de exames de sangue, só dessa vez são menos, uns 35.
Esses novos exames servem para ver como o seu corpo reagiu e está reagindo após o ciclo, como está sua saúde, ver novamente as taxas hormonais e o quanto que a utilização dos esteroides anabolizantes ou pró-hormonais desregularam elas (eixo hormonal e de fertilidade) e ver como será feita a sua TPC.

Os exames servem para ver como estão as suas taxas hormonais, hemograma, glicose, perfil lipídico, proteínas, vitaminas, minerais, tireoide, fígado, rins, entre outros.

Assim que os resultados dos exames ficarem prontos marque o quanto antes um retorno com o seu médico.

O que é eixo hormonal?

Os eixos hormonais são uma interação de estruturas que se relacionam entre si para emitir uma sequência de sinais e ativar uma determinada glândula. O principal eixo de regulação hormonal do nosso organismo é o eixo hipotálamo-hipófise-glândula endócrina periférica. Como em todos os eixos há a presença do hipotálamo e da hipófise.

O que é eixo de fertilidade?

Antes de entendermos o que é eixo de fertilidade, devemos entender o que é a espermatogênese.

Espermatogênese é a divisão e diferenciação celular que dá origem aos gametas masculinos.

Os testículos são responsáveis pela produção de espermatozoides e também pela produção de testosterona, ou seja, a função testicular envolve tanto a produção do hormônio, quanto a espermatogênese e é regulada pelo eixo hipotalâmico-hipofisário-gonadal que é conhecido como o eixo de fertilidade.

A espermatogênese é, portanto, dependente de altos níveis de testosterona e estimulação do hormônio folículo-estimulante (FSH) e do hormônio luteinizante (LH), as gonadotrofinas.

O uso de esteroides androgênicos ou pró-hormonais inibem a produção de testosterona endógena e a espermatogênese, levando a um quadro de hipogonadismo hipogonodotrófico (gonadotrofinas e testosterona baixas) e azoospermia/oligospernia (baixa produção de espermatozoides) temporários durante e logo após o uso de esteroides.

Para que serve a TPC

Foto: suplementosewhey.com

A TPC serve para:

  • Minimizar os efeitos colaterais decorrentes do uso dos esteroides ou pró-hormonais
  • Restaurar a produção hormonal natural do seu corpo
  • Proteger o fígado
  • Manter a libido equilibrada
  • Evitar queda de cabelo
  • Prevenir-se contra o aumento da próstata
  • Manter os ganhos de massa muscular recém-adquiridos com o ciclo
  • Evitar a atrofia testicular
  • Evitar a ginecomastia (crescimento das mamas)
  • Evitar o hipogonadismo (quando os testículos (nos homens) e ovários (nas mulheres) não produzem quantidades adequadas de hormônios sexuais)
  • Prevenir-se contra a hipertrofia clitoriana (no caso das mulheres)

Acredito que agora está mais que claro a grandíssima importância de se fazer a TPC.

Medicamentos utilizados na TPC:

Foto: blackpantherlab.com

Finasterida:
É utilizada para evitar a perda de cabelo na cabeça. Deve ser utilizada por pessoas que tenham tendência à calvície. A finasterida inibe a enzima 5-alfarredutase, diminuindo a conversão de testosterona em di-hidrotestosterona (DHT), o que evita a queda de cabelo e o crescimento da próstata. Nos exames de sangue, o seu médico deve pedir a medição de DHT para estabelecer a sua necessidade específica.

Citrato de Tamoxifeno:
Serve para evitar a ginecomastia, que é o crescimento das mamas nos homens. O tamoxifeno impede o estrógeno de se ligar aos receptores das glândulas mamárias. Ele também ajuda a restaurar a produção natural de testosterona e hormônio luteinizante (LH). Nos exames de sangue, o seu médico deve pedir a medição de FSH, LH e estradiol para estabelecer a sua necessidade específica.

Anastrozol, Letrozol e Exemestano:
Todos são inibidores da enzima aromatase, que é a responsável por converter hormônios andrógenos (masculinos) em hormônios femininos (estrógenos). Nos exames de sangue, o seu médico deve pedir a medição de Testosterona Livre e Testosterona Total para estabelecer a sua necessidade específica.

Citrato de Clomifeno:
Age como inibidor de receptores de estrógeno, a sua principal função é restaurar a produção natural de hormônios, inclusive da testosterona, o que é fundamental para manter os ganhos. Pode ser utilizado contra ginecomastia, porém não é tão bom quanto o tamoxifeno para este fim específico. No entanto, é superior ao tamoxifeno no que se refere à produção de hormônio luteinizante (LH). Nos exames de sangue, o seu médico deve pedir a medição de FSH, LH e estradiol para estabelecer a sua necessidade específica.

Silimarina:
Utilizado para o tratamento de doenças no fígado. Auxilia a impedir a entrada de toxinas no fígado. Regenera as células do fígado já danificadas. É especialmente importante para acompanhar o uso de pró-hormonais. Nos exames de sangue, o seu médico deve pedir o hemograma completo, bem como vários outros (Creatinina, Ácido Úrico, IgA-tTg, IgA/IgG, e os que mais achar adequados para estabelecer a sua necessidade específica.

Tribulus Terrestris:
Uma planta milenar que aumenta a produção de LH, e assim estimula os testículos a produzir testosterona, ajudando o corpo a restaurar a produção hormonal. Também é excelente para aumentar a libido.

Gonadotrofina Coriônica Humana (HCG):
É um hormônio que estimula os testículos a produzir testosterona. É ótimo para ser utilizado durante o ciclo a fim de manter a sua produção natural de testosterona. Isso é importante porque é mais difícil restaurar os níveis de testosterona caso os testículos tenham ficado muito tempo inativos, o que representa um maior risco de danos permanentes a produção de testosterona ou espermatozoides.

Cabergolina (Dostinex):
Serve para reduzir a prolactina, que pode ser a responsável por certos tipos de ginecomastia. É a forma mais efetiva de evitar ginecomastia no uso dos pró-hormonais M-drol, Superdrol, e M-Stane.

Recycle:
É um suplemento que aumenta a produção natural de testosterona, e assim ajuda a restaurar os níveis normais de hormônios. Também inibe a aromatase, reduzindo os riscos de possíveis efeitos colaterais causados pelo excesso de estrógeno, como a ginecomastia.

Mesterolona (Proviron):
É um esteroide anabolizante derivado do DHT (dihidrotestosterona) com propriedade anabólica muito baixa (praticamente inexistente), com propriedade antiestrogênica e com boa afinidade ao SHBG (globulina ligadora de hormônios sexuais). Na TPC, ele é usado para melhorar a libido, evitar a conversão de testosterona em estrogênio, aumentar a testosterona livre e contribuir para rigidez erétil.

Testolactona (Teslac):
Teslac é muito utilizado como inibidor de aromatase. Ele também estimula a produção natural de testosterona no organismo de forma similar ao HCG, além disso aumenta os níveis de LH e FSH. Ele não dessensibiliza as células de Leydig tão significantemente como o HCG. Outra vantagem em relação a HCG é que o Teslac não aumenta o nível de estrogênio. Já foi provado que a Testolactona também é eficiente no tratamento de ginecomastia.

Tadalafila: É um inibidor da fosfodiesterase tipo 5 (PDE5) vendido em forma de pílulas com a função de tratar a disfunção erétil e os sintomas da hiperplasia prostática benigna. Na TPC, essa droga pode ser usada para melhorar a função erétil, aumentar os níveis de testosterona e aumentar a libido.

N-acetilcisteína (NAC):
É considerado um medicamento poderoso para prevenir diversos tipos de danos ao fígado causados tanto por abuso de álcool ou esteroides. NAC é um precursor para glutationa, um dos melhores antioxidantes disponíveis no organismo e é muito estável. Alguns estudos indicaram que o NAC é mais eficiente na proteção do fígado em relação à Silimarina. O interessante é que o NAC também é utilizado como agente quelante de metais pesados, ou seja, ele se liga a metais pesados tóxicos, como mercúrio e chumbo, e os remove do organismo.

Ácido tauroursodesoxicólico (TUDCA):
Seu benefício mais conhecido é a capacidade de auxiliar na produção e fluxo da bílis no fígado. Isso também pode ajudar no metabolismo do colesterol saudável. TUDCA é considerado um dos melhores para prevenção de colestase (redução do fluxo biliar) e tratamento da toxicidade no fígado causada pelo uso de esteroides. Ele também é usado no tratamento de cálculos biliares (pedras nos rins) e ajuda na quebra da gordura.

Liv-52:
É um produto natural a base de 8 plantas. As principais indicações terapêuticas são para melhorar o apetite, ajudar na digestão, melhorar o metabolismo e regenerar o fígado. Alguns estudos também mostram que o Liv-52 tem efeito regulador na ação do colesterol e promove a regeneração hepatocelular. Ele ajuda na desintoxicação do fígado. 


Obs: Esses são os medicamentos que podem vir a ser utilizados em uma TPC, porém, em uma TPC não são utilizados todos esses medicamentos, na verdade geralmente são utilizados apenas uns 5 ou 6.

Conclusão:

Se vai fazer uso de esteroides anabolizantes ou pró-hormonais, esteja ciente de também fazer a TPC logo após o ciclo. Afinal de contas, mais importante do que fazer um ciclo para ganhar grandes músculos e defini-los, é ter saúde, qualidade de vida e longevidade.


Autor: Equipe de redação da empresa Dan Champions


    Quero ser avisado por e-mail sempre que postarem novos artigos no site

    Comentar

    • Lela

      It’s actually a nice and helpful piece of information. I am satisfied that you shared this
      helpful info with us. Please stay us up to date like this.
      Thank you for sharing.

      Review my web page: https://61C31183e3715.site123.me/

    Deixe um comentário